Categorias: Maceió

Mercado da Produção: ações de melhoria têm início

Esta semana foi iniciada a limpeza das galerias  no Mercado da Produção. A ação marca a primeira etapa do projeto de Ações Integradas para o Mercado da Produção e Entorno, que visa requalificar e reordenar as áreas do mercado e da feira livre que se instalou no local. Este projeto é fruto da integração Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) com várias secretarias e  órgãos da Prefeitura. Nesse primeiro momento serão reformados também os banheiros do equipamento.

Ações de limpeza das galerias do Mercado Público Foto: Ascom Semtabes

De acordo com Íria Almeida, diretora de Abastecimento da Semtabes, esses são os primeiros passos para conseguir oferecer um mercado mais organizado e melhor estruturado. “Esse projeto depende da contribuição de diversos personagens, no caso, órgãos da Prefeitura porque pensar em melhorias para o mercado é pensar num plano de ação que melhore a reurbanização daquela região. Este problema é um problema de décadas e que estamos fazendo o possível para resolver ou pelo menos minimizá-lo porque reconhecemos a importância econômica e histórica do Mercado da Produção para a população de Maceió como para os comerciantes que sobrevivem dali”, destacou.

Segundo ela, cadastro de permissionários, reordenamento da feira, pavimentação, melhorias no estacionamento, construção de um regimento interno, entre outras, são algumas ações que vem fortalecer esse primeiro momento do projeto. A revisão na parte elétrica e a melhoria na coberta são os próximos passos.

Além da Semtabes, o projeto conta com ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), das superintendências municipais de Transporte e Trânsito (SMTT), Limpeza Urbana (Slum), Iluminação Pública (Sima) e de Segurança e Cidadania (Semsc). Vigilância Sanitária e Polícia Militar também participam da requalificação do Mercado da Produção.

Mercado do Jacintinho

Há anos sem receber melhorias, o Mercado do Jacintinho também passará por reforma. Ainda esta semana será iniciada as ações de requalificação com a troca de treliças danificadas. A reforma dos banheiros, pintura, troca de grelhas do piso, sinalização, revisão elétrica e revisão de coberta também estão nesse plano de ação.

“O Prefeito Rui Palmeira, em sua gestão, está empenhado com a reestruturação destes equipamentos. O Mercado do Jacintinho dinamiza muito a economia da região nesse bairro. Outros motivos nos levaram a priorizar este mercado em nossas ações como o aumento na arrecadação, o tamanho, e a necessidade de trocar alguns produtos em sua estrutura”, explicou Íria Almeida.

O Mercado do Jacintinho, o segundo mais movimentado da cidade, conta com mais de 60 comerciantes que comercializam produtos como hortifrutigranjeiros, carnes, pescado, roupas, artigos medicinais, entre outros produtos.