Categorias: Maceió

Prefeito vistoria obras na Via Litorânea e de contenção costeira

Obras na Via Litorânea. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

A manhã desta quarta-feira (20) foi de vistorias na rua. O prefeito Rui Palmeira e sua equipe visitaram duas importantes obras estruturantes para Maceió: a Via Litorânea, ligando Cruz das Almas e Jacarecica, e os serviços de contenção costeira nas orlas de Ponta Verde e Jatiúca. As ações são desenvolvidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra), e contam com a participação de outros órgãos.

O primeiro ponto de vistoria foi na Cruz das Almas, no trecho inicial da Via Litorânea. Serão aproximadamente 2,2 km de extensão, com avenida de 9 metros de largura dotada de calçada e ciclovia. Mais do que uma avenida, obra vai urbanizar a orla do local. No local, Rui Palmeira acompanhou o andamento dos serviços, que estão em fase de conclusão no primeiro trecho, e comentou os benefícios à população após a entrega.

Obras na Via Litorânea. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

“Em breve, teremos um trecho de orla tão privilegiado, tão bonito, mas que nunca tinha recebido benefícios. Os maceioenses e turistas terão uma nova orla estruturada e bem iluminada. Do ponto de vista da mobilidade urbana, todos sabemos o gargalo que é a Avenida Gustavo Paiva e, com a Via, vamos minimizar esse problema”, disse o prefeito, salientando que a construção significa um ganho para mobilidade urbana e para o turismo.

Rui explicou que o investimento no local é de, em média, R$ 28 milhões em recursos municipais e federais provenientes de um convênio firmado entre a Prefeitura de Maceió e o Ministério do Turismo. O prefeito comentou, ainda, que a segurança no local também será reforçada, visto que, com a entrega da Via, a movimentação de pessoas pela orla tende a crescer.

Infraestrutura

De acordo com Roberto Fernandes, titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura, a obra segue em ritmo acelerado após a demolição, por meio de autorização judicial, de um muro que estava impedido o avanço dos serviços. Em relação às ruas transversais, que também serão contempladas no mesmo projeto, ele acrescenta que será realizada a desobstrução e construção de galerias, linha d’ água, meio fio e pavimentação.

Obras na Via Litorânea. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

“As equipes estão concluindo a parte de meio-fio e linha d’água e iniciando a construção do calçadão e da ciclovia. A obra está sendo executada com qualidade e responsabilidade que, mais do que um dever da gestão, é uma recomendação expressa do prefeito Rui Palmeira. O primeiro trecho tem, em média, 800 metros e os serviços aqui estão 90% concluídos. Após a finalização, equipes da SMTT farão a sinalização horizontal e transversal para que possamos liberar o tráfego”, explicou o secretário.

A construção da Via Litorânea contempla, além da infraestrutura, a instalação de um parque de iluminação em toda a área. “Nesta região, seguiremos o mesmo padrão das orlas de Ponta Verde, Jatiúca e da própria Cruz das Almas. A Via será totalmente iluminada, assim como a ciclovia e a faixa de areia”, afirmou Ib Brêda, gestor da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima).

O secretário de Promoção do Turismo, Jair Galvão, também participou da vistoria. Ele enfatizou que além do potencial turístico, a construção da via fortalecerá o potencial para a expansão imobiliária na região já que vai permitir novos investimentos.

“Essa obra é um marco, não somente para a urbanização, como também para o turismo. Uma intervenção como esta na infraestrutura praticamente cria um novo espaço turístico. Com a entrega da Via, teremos uma série de equipamentos, uma nova dinâmica imobiliária, despertando o interesse da iniciativa privada em diversos aspectos. Isto também sinaliza a expansão do turismo de Maceió. Essa obra é um verdadeiro portal para o litoral norte, que a partir de agora vai ter um novo olhar de todas as pessoas que se interessam por Maceió”, comentou Galvão.

Contenção Costeira

Da Via Litorânea, o prefeito e os secretários continuaram a vistoria entre as orlas de Ponta Verde e Jatiúca, onde equipes da Seminfra estão realizando obras de contenção costeira para minimizar o impacto da maré sobre a área urbanizada. No local, o município está investindo cerca de R$ 1 milhão em recursos próprios provenientes do recolhimento de tributos.

Vistoria na Ponta Verde. Foto: Marco Antônio

“É uma obra importantíssima, já que o mar está avançando bastante em alguns pontos da orla de nossa cidade. É um investimento necessário para dar mais tranquilidade aos barraqueiros e banhistas. Essa é uma obra definitiva, com contenções em bolsacreto e não mais com pedras rachão, como era antes. Vamos entregar uma estrutura de qualidade nesse trecho, que estava sendo pouco utilizado e voltará a ser bem frequentado pelos turistas e maceioenses”, disse Rui.

O serviço está sendo realizado pelo sistema de bolsacreto, que consiste na utilização de sacos preenchidos com argamassa fluída, cimento, areia, água e acelerador de pega. “Este processo acelera a cura da argamassa, organizada em uma sequência escalonada, formando degraus que, além de amortecer o impacto da maré, vão facilitar o acesso à praia”, explicou Fernandes.

Obras de contenção costeira. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

As equipes da Seminfra estão trabalhando no primeiro trecho que compreende 140 metros da orla, em Frente ao Mix 1, e depois seguem para trabalhar em mais 60 metros, nas mediações da Barraca Eu e Tu. Na praia de Jatiúca, a área entre as Avenida Júlio Marques Luz e Doutor Gomes de Barros, que abrange 180 metros, também receberá a ação.