O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL) deu início, nesta quarta-feira, dia 20, às ações em alusão ao Maio Amarelo. A campanha ocorre em todo o mundo e serve para alertar aos motoristas quanto à responsabilidade no trânsito, como forma de evitar mortes e vítimas mutiladas.
Em Alagoas, a campanha se estenderá até o dia 26 e culminará com o ato “Trânsito: Violência, Traumas e Sequelas. Prevenção ou Morte”, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
As ações começaram com a abordagem no Campus A.C. Simões à comunidade acadêmica feita por promotores e atores vestidos de amarelo. Neste tipo de ação, o motorista recebe um marcador de livros com nas datas referentes ao “calendário do trânsito”, um panfleto com a programação do ato que ocorrerá no dia 26 e responde a perguntas curtas sobre procedimentos para garantir a segurança no trânsito e a preservação de vidas.
Na Ufal, as árvores receberam um “envelopamento” na cor amarela e os prédios, grandes faixas em malha amarela, tudo remetendo às ações do evento em Alagoas. Além disso, a campanha também ganhou cor, brilho e luz.
O Palácio Floriano Peixoto (na Praça dos Martírios); a sede do Detran/AL (na Avenida Menino Marcelo) e os viadutos: Oscar Fontes Lima (Barro Duro), Industrial José Aprígio e Desembargador Washington Luiz (Farol) e União e Força (Jacintinho). Além de deixar alguns espaços de Maceió mais bonitos, a iluminação na cor amarela adverte ao motorista para “mais atenção no trânsito”.
As ações para o Maio Amarelo foram pensadas, discutidas e idealizadas numa parceria entre Detran/AL e Ufal. Os entendimentos começaram numa reunião entre integrantes da Pró-Reitoria Estudantil (Proest da Ufal) e o diretor-presidente o Detran/AL, Antônio Carlos Gouveia.
“Considero essa ação do Governo do Estado, através do Detran de Alagoas numa perfeita parceria com a Ufal, através da Pró-Reitoria Estudantil, como de grande importância para a reflexão que cada motorista deve fazer sobre o seu comportamento no trânsito. A preocupação com o próximo deve uma constante porque qualquer desatenção pode resultar num acidente grave com vítimas fatais ou sequeladas. As ações do Maio Amarelo no mundo e em Alagoas têm este mister: alertar ao motorista para redobrar a atenção quando estiver na direção do seu veículo”, disse Antônio Gouveia.