Nada de pincéis, tinta, lápis ou ilustração digital.
Flores e folhagens são os recursos utilizados para dar vida a diferentes espécies de aves sob o olhar criativo da artista alagoana Olga Bastos, que lança sua primeira exposição nesta sexta-feira (22), na sede do Instituto do Meio Ambiente (IMA), às 10h.
Nas montagens, folhas e pétalas de flores se transformam em 15 tipos de pássaros – em um trabalho que retrata, de forma delicada, a natureza pela natureza. De corujas feitas com margarida, cravo e lírio-do-vale a bromélias e girassóis que brotam uma arara vermelha, os quadros revelam a semelhança entre as pétalas das flores e penas e plumas dos animais.
Em seu processo de produção, a publicitária monta os pássaros em uma superfície branca e finaliza as obras com fotografia – para captar e manter a beleza e textura das flores enquanto vivas e coloridas.
“Sempre fui apaixonada por flores, da parede do meu quarto às roupas que uso, elas fazem parte do meu universo”, diz a publicitária. “Neste trabalho, consigo unir o encanto pela flora à fauna brasileira”.
A inspiração para a sua técnica de arte surgiu dois anos após Olga conhecer, em São Paulo, um japonês que fazia figuras a partir de folhas prensadas. “Em um dia de ócio criativo, vi uma imagem na internet feita com flores reais e tive a ideia de fazer um beija flor para emoldurar e colocar no meu quarto”, conta. “A imagem ganhou repercussão nas redes sociais e eu gostei tanto de fazer aquilo que resolvi dar continuidade e aperfeiçoar meus pássaros”.
O trabalho da alagoana pode ser acompanhado no perfil do Instagram @birdartflowers.
A exposição no IMA, que tem uma programação especial para o mês do meio ambiente, vai das 10h às 14h desta sexta e também contará com exposição de orquídeas, coquetel e orquestra.