Banho de Mar durante o Praia Acessível. Foto: Pei Fon/Secom Maceió
Neste sábado (30), a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), realiza a segunda edição do Praia Acessível, na orla da Pajuçara, de 7h30 até 11h30. O evento vai receber em média 160 pessoas com deficiência levadas à praia por instituições sociais. O projeto vai promover diversas atividades lúdicas e recreativas, entre elas, handebol, ginástica, capoeira e dança, além do banho de mar e stand up adaptados. Entre novidades dessa segunda etapa, também fazem parte das atrações, uma oficina de criação de brinquedos com material reciclável, exposição artística e um espaço para slackline.
O Praia Acessível promove um dia de lazer diferenciado e, neste sábado, vão participar pessoas com deficiência intelectual, física, auditiva e visual, com inclusão de autistas. Todos eles são alunos de instituições sociais, como a Pestalozzi, Fundação Casa do Especial (Funcae), Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (Aappe), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação dos Cegos de Alagoas (Acal) e a Associação de Pais e Amigos do Autista (Assista), que são parceiras desta etapa juntamente com a Faculdade Estácio.
Stand up adaptado na orla de Pajuçara. Foto: Pei Fon/Secom Maceió
“Estamos contentes com a realização de mais um dia diferenciado na orla, pois vamos contribuir na vida de muitas famílias que muitas vezes não conseguiam levar um filho ou parente para a praia para aproveitar um momento de lazer. Estamos em contato com as instituições sociais para melhorar a programação de atividades e, certamente, este sábado terá a aceitação de todos que estiverem conosco na orla”, disse o titular da Semel, Antônio Moura.
Com abertura marcada às 7h30, no palco central próximo ao quiosque da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), o Praia Acessível teráapresentações musicais de dois grupos: Afrolozzi com músicas de percussão e o grupo de capoeira, ambos da Pestalozzi Maceió.
Após a abertura, será organizada uma grande roda com todas as pessoas com deficiência, numa tenda ao lado do palco – para separar e organizar os grupos para iniciarem as atividades às 9h. As aulas de ginástica e dança são livres para os alunos e acompanhantes no palco central.
As demais atividades nos espaços vão acontecer de forma simultânea, com aproveitamento da quadra poliesportiva do início da Pajuçara. Quatros tendas serão montadas para melhor centralizar as aulas – como demonstrações de materiais e criação de brinquedos recicláveis com garrafas PET e exposição de arte, prática de bocha para pessoas com maior comprometimento motor, uma tenda para o voleibol adaptado e uma tenda para ser organizado a atividade de stand up.
Ao lado esquerdo, serão montadas três tendas para atividades lúdicas e próximo à praia uma tenda para o banho de mar com cadeiras anfíbias. O slackline ficará concentrado próximo ao quiosque e o material será montado perto de coqueiros. Para finalizar o segundo Praia Acessível, às 11h10 será organizada uma grande roda para registrar mais uma manhã especial dedicada à promoção do respeito à cidadania e valorização das pessoas com deficiência.