No HGE, 90% da procura continua sendo referente a atendimentos da atenção básica, o que poderia ser solucionado em postos de saúde e ambulatórios
O plantão do Hospital Geral do Estado (HGE) foi considerado normal, no feriado de Corpus Christi. A unidade hospitalar registrou 465 atendimentos. Desses, foram 312 pessoas atendidas devido a casos clínicos. O número mostra que o atendimento na área azul da unidade hospitalar aumentou, consideravelmente, mas não prejudicou a assistência adequada aos pacientes.
Os dados do Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (Same) do hospital apontaram 29 vítimas de acidentes de trânsito e seis agressões. Também foram registrados 102 acidentes casuais, 13 acidentes de trabalho, duas tentativas de suicídio, três queimaduras e um estupro.
A diretora do HGE, Verônica Omena, destacou que 90% da procura continua sendo referente a atendimentos da atenção básica, como pessoas constipadas, com crise de enxaquecas ou viroses, o que poderia ser solucionado em postos de saúde e ambulatórios.
Já os Ambulatórios 24 Horas, que funcionam sete dias por semana, realizaram 1.180 atendimentos. O Denilma Bulhões (Benedito Bentes) atendeu 230 pacientes, 313 atendimentos no Assis Chateaubriand (Tabuleiro do Martins), 298 no João Fireman (Jacintinho), 163 no Noélia Lessa (Levada) e 176 no Dom Miguel Fenelon Camara (Chã da Jaqueira).
UE do Agreste – O movimento na Unidade de Emergência Daniel Houly (UEDH), em Arapiraca, foi considerado tranquilo. Nas últimas 24 horas, a Unidade realizou 78 atendimentos, número considerado 20% abaixo da média diária que é de 100 atendimentos.
Como de praxe, o atendimento às vítimas de acidentes de trânsito foi maioria, com 20 ocorrências. Dos 78 pacientes atendidos no feriado, 77 tiveram alta médica e apenas um permaneceu internado.
Samu – De acordo com os dados do Pronto Atendimento (PA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), os atendimentos no feriado foram dentro da normalidade. Ao todo foram atendidas 2.032 ligações telefônicas, das quais 1.450 em Maceió e 582 em Arapiraca. Destas, os profissionais atenderam 19 ocorrências de trânsito, 10 em Maceió e nove em Arapiraca.
Os dados também indicam que foram atendidos sete casos psiquiátricos (incluindo os casos de uso de drogas); oito casos obstétricos; e também foram realizados 94 de orientação médica (via telefone), além de 26 casos clínicos em Arapiraca e 22 em Maceió.
Os trotes continuam sendo um problema para os profissionais. Isso porque, das 582 ligações recebidas na Central de Arapiraca, 527 foram trotes, ou seja, 90,55%. Em Maceió, os números foram menores, das 1.450 ligações, 67,79% foram trotes.
Hemoal – Nessa quinta-feira (04), no Hemocentro de Alagoas, ocorreu apenas a dispensação de duas bolsas sangue, um para o Hospital Escola Helvio Auto (HEHA) e outra para o HGE. A coleta de sangue, suspensa no feriado, volta a funcionar normalmente nesta sexta-feira (05).