Categorias: Maceió

Prefeito assina ‘contrato’ e UPA do Trapiche começa a funcionar em agosto

Previsão da Prefeitura de Maceió é que a unidade de saúde entre em pleno funcionamento em agosto.

Rui Palmeira ao Centro justifica atrasos, mas reforça transparência no certame (Foto: Milton Rodrigues/Alagoas 24 Horas)

Mesmo com os atrasos, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Trapiche já possui uma nova previsão para entrar funcionamento: agosto. Na manhã desta quarta-feira (10), o prefeito Rui Palmeira (PSDB) assinou a liberação de funcionamento da unidade para que seja gerida pelo Instituto Saúde e Cidadania (Isac), que venceu o certame público.

De acordo com o prefeito, a demora na abertura das unidades ocorreu por problemas na documentação das empresas, mas que o atraso é natural do processo licitatório. “Abrimos um processo de escolha. Como é um procedimento inicial e novo em Maceió teve essa demora, mas a partir de agora entendo que a coisa vai andar, assim como a UPA do Benedito Bentes, que já tem a concorrência em aberto”, relembra Palmeira.

Para o funcionamento da nova unidade de saúde serão investidos pouco mais de R$ 1 milhão, sendo metade financiada pelo Governo Federal e a outra pelo Governo do Estado. “As UPAs são estratégicas, do Tipo 3, com várias especialidades e atendimentos de urgência”, diz Palmeira.

O funcionamento da unidade que deve contar com aproximadamente 350 profissionais deve refletir no número de atendimentos realizados pela urgência e emergência do Hospital Geral do Estado (HGE), foco de pacientes de todo o Estado. A gestão será realizada em parceria com a Isac, qualificada como Organização Social (OS). “Faremos agora a fiscalização da gestão de maneira clara e transparente. Esse é o primeiro equipamento do município que vai ser gerido através de uma organização social, assim como o principal hospital da Bahia e os de Pernambuco também”, relembra .

O compromisso com o papel da fiscalização é reforçado também pelo Conselho Municipal de Saúde. “A avaliação da seleção foi 100% transparente. Estamos sendo penalizados pelo congestionamento do HGE, e as UPAs devem ajudar nisso. O conselho vai verificar a aplicação dos recursos federais e municipais de modo a garantir a assistência do usuário”, diz Flávia Citonio, presidente do conselho.

Parte da estratégia adota pela Prefeitura contempla ainda o Centro de Saúde Roland Simon, localizado no bairro do Vergel, e que permanece paralisado por reformas. De acordo com Rui Palmeira, a unidade deve ser reinaugurada nos próximos 15 dias.