Dois peruanos foram presos na madrugada desta quinta-feira (11) após serem abordados por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR 101, em Porto Real do Colégio/AL. Além de estarem com os passaportes e vistos vencidos há 11 anos, eles também possuem diversas passagens por roubo e furto em pelo menos cinco estados.
Os estrangeiros, de 50 e 53 anos, estavam como passageiros de um Corsa que fazia transporte alternativo de Alagoas para Sergipe. Após a solicitação de identificação, um deles apresentou passaporte vencido em 2004 e o outro estava sem documentos, apenas com um crachá que o identificava como marinheiro.
Durante conversa com os agentes, eles disseram que não se conheciam e que estavam viajando juntos por coincidência, pois um morava em Fortaleza e outro em Recife. Após análise dos dados dos suspeitos, os policiais descobriram que tratava-se de acusados de roubos e furtos. Um deles tinha passagem pelos crimes nos estados do Ceará e de Sergipe. O outro, nos estados da Bahia, Pernambuco, além de um mandado de prisão em aberto expedido pela Justiça da Paraíba.
O mandando de prisão foi cumprido e eles foram encaminhados para a sede da Polícia Federal, em Maceió/AL, pelo crime de não apresentar documentos comprobatórios da situação regular no Brasil.
A atividade estava inserida no cronograma da quinta edição da Operação Brasil Integrado – São João Seguro, que acontece nos nove estados do Nordeste do país. A ação é coordenado pelo Ministério da Justiça e envolve as Polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), as Secretarias de Defesa Social, através das Polícias Civil (PC), Militar (PM), do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), e da Perícia Oficial, e a Força Nacional.
Durante a operação, serão realizadas atividades para inibir e reprimir delitos como homicídio, porte ilegal de armas e explosivos, roubo e tráfico de drogas. O objetivo é fortalecer a integração entre as forças de segurança pública em toda a região e intensificar o enfrentamento conjunto ao crime e à violência no período que antecede os festejos juninos.
PF divulga nomes dos preso
A Superintendência da Polícia Federal em Alagoas divulgou os nomes dos peruanos presos na madrugada dessa quinta-feira. Guillermo Guinet Reynara e Carlos Ernesto Hernan Arizola Obando.
De acordo com PF, Carlos Ernesto possuía Mandado de Prisão em seu desfavor, expedido pela 6ª Vara Criminal de João Pessoa, oportunidade em que foi devidamente cumprido por esta Regional, onde está recolhido e aguardando transferência para o Complexo Penitenciário do Estado.
Quanto a Guillermo Guinet foi lavrado procedimento administrativo de autuação por não portar documento comprobatório de sua estada legal no Brasil, com base na Lei nº 8615/ 80 (Estatuto do Estrangeiro), não configurando crime e sim infração administrativa punida com multa no valor máxima de R$ 827,75. Este peruano possui filha e companheira brasileiras, o que lhe faculta requerer residência permanente. Resta agora o pagamento de multa com possível regularização de sua situação. Deverá ser liberado até o final do expediente desta Superintendência.
Atualizada às 18:38h, para acrescentar informações da Polícia Federal