Os servidores públicos estaduais realizam, nesta terça-feira, 16, um ato público unificado, no Centro de Maceió. A manifestação terá início às 10 horas na Praça Marechal Deodoro.
De acordo com informações do Movimento dos Servidores e Fórum de Segurança, os profissionais reivindicam o pagamento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, mais ganho real. Além disso, eles pedem a efetivação das promoções e convocação da reserva técnica em algumas áreas.
Dentro da programação, os servidores públicos planejam ainda sair em caminhada pelas ruas do Centro até o Palácio República dos Palmares.
Nesta tarde, os líderes do movimento estão reunidos na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT), na Cambona,com o intuito de definir estratégias de uma possível operação padrão.
O presidente do Sindpol, Josimar Melo, informou que o Governo de Alagoas possui dinheiro em caixa uma vez que reduziu os cargos comissionados, o número de secretários e o duodécimo dos poderes. Melo também reivindica a revogação dos decretos 23.115/2012, 23.116/2012 e 23.117/2012, que isentam os usineiros a pagar imposto no valor de R$ 7 milhões por mês ao Estado.
Além disso, de acordo com as análises financeiras do Estado, realizadas pelo dirigente da CUT Isac Jacson, a arrecadação do Estado no quadrimestre deste ano foi superior a 170 milhões ao ano anterior.
Mobilização dos policiais civis
Na terça-feira (16), os policiais civis já estarão participando da mobilização Café da Manhã, que está marcada a partir das 8 horas, em frente à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), a aguardando a resposta do secretário Cristian Teixeira sobre o enquadramento dos aposentados bem como os outros itens da pauta de reivindicações.
O presidente do Sindpol informa que, após a mobilização na Seplag, os policiais civis deverão se juntar ao movimento unificado dos servidores públicos pelo reajuste salarial de 15%, na Praça Deodoro. Nesse dia, haverá nova rodada de negociação com os secretários do Governo do Estado para tratar da reposição da inflação e luta por ganho real.
O Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais é composto por: Sinteal, Sindpol, Sinduneal, Sinprev, Sindmesal, Sindagro, Sineal, Sintuneal, Sindapen, Sinsuncisal, Sindspadm, Sindgráficos, AAPC e CUT.