Categorias: Meio Ambiente

IMA cria área de proteção e preservação na ‘Piscina do amor’, na Pajuçara

Ascom Semptur

Piscinas naturais da Pajuçara

A não conservação e a exploração desordenada predatória nas áreas de recifes de corais na orla de Pajuçara levou o Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) a criar uma área de exclusão para pesca, turismo, recreação, práticas esportivas, tráfego e fundeio de embarcações nas imediações da piscina natural: ‘Piscina do Amor’.

A resolução foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), na edição desta terça-feira, 16, e é assinada pelo Conselho Estadual de Proteção Ambiental (CEPRAM/AL).

De acordo com a resolução, “a área será delimitada pelo IMA-AL com boias circundando o referido recife numa distância de 20 metros em relação à borda do recife e com área de aproximadamente 42 hectares”.

As fiscalizações ficarão por conta do IMA com auxílio do Batalhão de Polícia Ambiental; Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis; Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente; Capitania dos Portos; Colônia de Pescadores do Jaraguá.

Para a determinação, o conselho fez uma série de considerações, entre elas, a que os ambientes recifais são florestas tropicais, que são berçários para muitas espécies do oceano, além do “extrativismo e a pesca excessiva, desordenada e predatória existente nos recifes e enseada da Praia de Pajuçara”.