Categorias: Maceió

Vila dos Pescadores: Polícia Militar cumpre reintegração de posse em galpão no Jaraguá

Izabelle Targino/Alagoas 24 Horas

Militares do Batalhão de Policiamento Montado (RPMon) se posicionam em frente ao galpão impedindo a entrada de mais famílias no local.

Equipes da Polícia Militar foram acionadas, na tarde desta quinta-feira, 18, para cumprir a reintegração de posse de um galpão ocupado por moradores da extinta Vila dos Pescadores, no Jaraguá.

Após a demolição dos barracos no dia ontem (17), algumas famílias se recusaram a ir para o abrigo provisório da Prefeitura, na Cambona, e resolveram buscar se instalar em um galpão pertencente a CBTU, no bairro do Jaraguá.

Leia também: Vila dos Pescadores: Trânsito segue interditado para desocupação da área

Izabelle Targino/Alagoas 24 Horas

Montado (RPMon) se posicionam em frente ao galpão impedindo a entrada de mais famílias no local.

Ao ter conhecimento da medida, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), responsável por cuidar do galpão, ingressou com  uma ação na Justiça pedindo a desocupação do local. A decisão foi cumprida nesta tarde.

Equipes da PM, Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e membros da OAB estão dentro do galpão negociando a saída das famílias de forma pacífica.

Militares do Batalhão de Policiamento Montado (RPMon) também foram acionados e se posicionam em frente ao galpão, impedindo a entrada de mais famílias no local.

Izabelle Targino/Alagoas 24 Horas

José Cícero, morador da Vila dos Pescadores há 28 anos

Morador da Vila dos Pescadores há 28 anos, José Cícero dos Santos, contou ao Alagoas24Horas que resolveu ficar no galpão por não aceitar que seus pertences fiquem em local diferente do abrigo. “Acho melhor aqui (galpão) do que no abrigo porque minhas coisas seriam levadas para um lugar e eu ficaria em outro. Durante a demolição, perdi um aparelho de som e uma TV porque parte de um barraco caiu em cima das minhas coisas. Na Vila, mesmo com a demolição, muita gente ainda procura seus pertences porque não deu tempo de retirar tudo”, disse José Cícero.

O morador disse ainda que o Poder Público abandonou as famílias da Vila dos Pescadores por anos e em apenas um dia retirou os moradores de seus lares para ‘jogar’ em um abrigo sem estrutura. “Sempre nos abandonou e agora, na hora da desocupação, nos joga em um local indecente. Os políticos que passaram por aqui sempre prometeram e nunca cumpriram. Hoje, o meu sonho é ter um teto, uma casa”, afirmou José Cícero. 

Leia também: Famílias desabrigadas serão encaminhadas para creche na Cambona

Há denúncias de que falsos moradores da Vila de Pescadores estão infiltrados para tentar conseguir inscrição em um programa de habitação da Prefeitura de Maceió.