Categorias: Educação

Moradores do Vale do Mundaú relatam mudança de vida com alfabetização

Transformação foi possível graças ao Programa Brasil Alfabetizado (PBA), ofertado pela Secretaria de Estado da Educação e 7ª Coordenadoria Regional de Educação a 774 pessoas

Valdir Rocha

Programa do Governo Federal para alfabetização de jovens e adultos foi ofertado para 774 pessoas, por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), nos municípios de União dos Palmares, Ibateguara, São José da Lage e Santana do Mundaú

“A partir de hoje, saio da tinta para a caneta. Já sei escrever meu nome e devo isso aos meus professores”. As palavras de Taciana Cruz, moradora de São José da Lage, refletem a mudança que o Programa Brasil Alfabetizado (PBA) promoveu na sua vida e de outras pessoas que participaram da 8ª etapa do programa no Vale do Mundaú.

O programa do Governo Federal para alfabetização de jovens e adultos foi ofertado para 774 pessoas, por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), nos municípios de União dos Palmares, Ibateguara, São José da Lage e Santana do Mundaú.

Os 774 alfabetizandos foram certificados em solenidade no auditório da 7ª CRE, em União dos Palmares. Na ocasião, houve apresentação de jogral com os formandos de São José da Lage, apresentação musical de Ibateguara e muitos depoimentos emocionados de alunos e professores.

A alfabetizadora do distrito de Canastra, em Ibateguara, Clara Claudino, emocionou o público presente ao relatar a alegria de alfabetizar uma pessoa especial em sua vida: o seu irmão, que foi seu aluno no programa.

“Meu irmão abandonou a escola muito jovem e, há alguns anos, quando surgiu uma chance de emprego, ele perdeu essa oportunidade porque não sabia ler. Hoje, ele assina o seu nome e esta foi uma experiência gratificante que eu espero repetir com mais pessoas”, contou.

Moradora de Santana do Mundaú, Esmeraldina Caetano diz que entrou no programa incentivada pela filha de dez anos. “Não pude estudar na infância por causa de meus problemas de saúde. Foi minha filha que começou a me ensinar e me incentivou a fazer o PBA. Hoje, sei escrever meu nome e estou muito feliz”, comemorou.

Continuidade
Os educadores e gestores presentes à solenidade parabenizaram os formandos e os conclamaram a não pararem de estudar, dando continuidade a sua escolaridade no primeiro segmento da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Não parem por aqui, pois esta é a primeira etapa de muitas que ainda virão e vocês conquistarão. Para aprender não tem idade”, ressaltou Maria do Carmo Silveira, superintendente de Gestão do Sistema Estadual de Educação  na secretaria. Segundo ela, 11 mil alunos egressos da sexta e sétima etapas do PBA , deram continuidade aos estudos e se formarão no primeiro segmento do EJA entre setembro e outubro.

A coordenadora da 7ªCRE, Elisabete Ferreira, elogiou a motivação dos alunos em busca da aprendizagem. “Não é fácil voltar à escola depois dos 60 anos, após um dia de trabalho cansativo, mas vocês superaram isso,são vencedores e nos deixam muito honrados. Não desistam, queremos encontrá-los em nossas escolas”, falou.

Presente à solenidade,  o prefeito de Santana do Mundaú, Marcelo Souza, também garantiu apoio ao programa. “Tivemos 25 turmas formadas no PBA e isso se deve à dedicação dos professores. Queremos que a Educação melhore ainda mais e a Secretaria da Educação e a 7ªCRE podem contar com nosso apoio”, declarou.

Também participaram do evento a superintendente de Gestão da Rede Estadual de Ensino, Maridalva Campos; a diretora de Articulação Institucional da secretaria, Nazaré Nobre; o vereador de União dos Palmares, Bruno Praxedes, e a diretora da Escola Manoel de Matos, de Santana do Mundaú, professora Quitéria Calado.

Cronograma
Desde março, 1.604 pessoas foram certificadas pelo PBA por meio da oferta da Educação na 2ª, 8ª e7ª CREs, além do sistema prisional. Segundo a gestora do programa na secretaria, Adeilma Claudino, as próximas certificações ocorrem entre o final de julho e começo de agosto em Palmeira dos Índios (3ªCRE), Piranhas (11ª), Viçosa (4ªCRE), Arapiraca (5ª) e Santana do Ipanema (6ª).

“Serão 7.700 pessoas certificadas. Paralelamente, também aguardamos a resolução do Ministério da Educação para a 9ª etapa do PBA”, adiantou.