Primeiro confronto foi positivo para a seleção brasileira. Segundo jogo será nesta sexta, às 14h (Horário de Brasília)
Comumente, Brasil e Itália fazem confrontos de grande rivalidade no vôlei. Nesta quinta-feira (02.07), a história se repetiu no ginásio Aecim Tocantins, Cuiabá (MT), onde as equipes se enfrentaram pela última rodada da fase classificatória da Liga Mundial. No final do confronto, vitória brasileira por 3 sets a 0 (25/20, 26/24 e 25/19), e, 1h26 de jogo que contou com a casa cheia, com cerca de 11.600 torcedores.
Nesta tarde, o ponteiro Lucarelli foi um dos principais destaques. O atacante foi o maior pontuador, com 12 acertos, e, após a partida, afirmou que o 3 a 0 não corresponde a realidade do que enfrentaram dentro de quadra. “Às vezes o placar engana um pouco. Hoje foi um jogo difícil, o calor estava muito forte e isso foi desgastante e ainda bem que conseguimos uma vitória”, comentou Lucarelli.
Capitão do Brasil e aniversariante do dia, o levantador Bruninho sentiu o calor da torcida cuiabana e o calor da cidade de Cuiabá “Saímos de Sydney, onde jogamos no último domingo, em uma temperatura abaixo de 10 graus para enfrentar esse calor agora, mas isso é algo que estamos acostumados. Jogamos no Brasil quase sempre nesse calor. Sentimos um pouco, mas procuramos hidratar sempre e nos preparamos para isso”, disse Bruninho.
De volta a beira da quadra, depois de 10 jogos de suspensão, o técnico Bernardinho gostou do que viu nesse retorno ao comando da seleção brasileira.
“Fizemos um bom primeiro set e, no segundo, começamos mal, mas talvez tenha sido o mais interessante da partida. Começamos mal, mas soubemos recuperar, colocamos pressão no saque, jogamos com inteligência e foi importante a vitória. No terceiro, soubemos controlar bem. Foi um bom resultado, mas ainda temos que melhorar mais amanhã”, analisou Bernardinho, sempre exigente.
As seleções brasileira e italiana voltam a se enfrentar nesta sexta-feira (03.07), novamente às 14h (Horário de Brasília), no mesmo local, para o último jogo das duas equipes na fase classificatória. A partida terá transmissão ao vivo da Globo e da Band. O Brasil já está classificado por ser o país-sede e, também, pela pontuação, já que é líder do Grupo A. A Itália, segunda colocada, também está garantida.
A Fase Final, onde estarão as seis melhores seleções da Liga Mundial, acontecerá de 14 a 19 de julho, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ).
O JOGO
O Brasil começou melhor e abriu 3/1. Os donos da casa seguiram com boa vantagem em 7/3. No potente ataque de Wallace, a seleção foi para o primeiro tempo técnico com quatro de vantagem (8/4). Quando o Brasil chegou a 12/8, a seleção italiana pediu tempo. Depois de uma bola bastante disputada, Isac atacou e pontuou para a seleção brasileira: 15/11. Contando com erros da Itália, o Brasil chegou a 20/15. Depois de bom saque de Lucarelli, o Brasil contra atacou e Wallace fez 24/19. Para finalizar o set, Lucarelli fez 25/20.
O segundo set começou diferente, favorável a Itália, que logo abriu 8/2. No bloqueio simples de Lucão, a diferença caiu para 8/4. Depois de longa disputa, Wallace finalizou a jogada e fez o quinto ponto. Os italianos voltaram a abrir e colocaram o dobro de pontos em 12/6. No ace de Lucão, a vantagem adversária caiu para 13/10. Com ponto de saque de Lucarelli, o Brasil chegou ao ponto de empate: 16/16. A equipe da casa manteve o bom ritmo e fez 21/19. A Itália buscou e quando o marcador estava em 22/22, Bernardinho pediu tempo. Novo empate em 24/24. Mas, no bloqueio de Murilo, o Brasil fechou em 26/24.
O equilíbrio permaneceu no início da terceira parcial. No erro do Brasil, a Itália colocou dois de vantagem (5/3). Na china de Lucão, a seleção brasileira encostou em 8/7. O time da casa virou e assumiu o comando do placar em 11/10 e, partir daí, dominou a parcial. Contando com apoio da torcida, a seleção brasileira manteve o bom ritmo e, na parcial mais tranquila, fechou em 25/19.
EQUIPES
BRASIL – Bruno, Wallace, Isac, Lucão, Murilo e Lucarelli. Líbero – Serginho
Entraram – William, Evandro, Lipe
Técnico: Bernardinho
ITÁLIA – Travica, Vettori, Birarelli, Anzani, Zaytsev e Lanza. Líbero – Colaci
Entraram – Sabbi, Massari, Antonov, Mengozzi
Técnico: Mauro Berruto