Área de um município é definida por lei estadual, dessa forma para alterar os limites de Arapiraca, alguma lei deveria ter sido criada ou retificada.
Os novos mapas territoriais divulgados, na semana passada, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirmaram as informações colhidas pelo Departamento de Geoprocessamento da Prefeitura de Arapiraca.
O órgão é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, sendo uma referência para outras cidades, inclusive capitais do Nordeste, como Aracaju e Recife, que já enviaram técnicos e especialistas para conhecer de perto o trabalho desenvolvido no setor de mapeamento e coleta de dados para adoção de políticas públicas em diferentes áreas sociais.
De acordo com o especialista do Departamento Municipal de Geoprocessamento, Júlio Cesar dos Santos, o IBGE apenas atualizou os dados cartográficos do município de Arapiraca.
Ele explica que a maioria das consultas eram realizadas por meio de informações contidas no Google Maps.
Júlio Cesar salienta que a consulta com base no Google Maps não é válida, como está sendo publicada em alguns sites de notícias.
“Pode-se confiar no próprio site do IBGE e que é aberto à consulta pública”, frisa ele.
“O mapa de Arapiraca com os seus limites territoriais estavam defasados, com alguns erros graves, que já haviam sido detectados pelo nosso levantamento. A revisão de Arapiraca foi feita com técnicos do nosso departamento, Iteral e do próprio IBGE”, revela Júlio Cesar.
Ainda de acordo com o especialista do Geoprocessamento, o instituto fez uma revisão a pedido dos próprios municípios, e alguns apresentaram divergências em relação aos mapas anteriores.
“No caso de Arapiraca, reafirmo que não houve perda de território, mas uma revisão e atualização dos dados que já tínhamos em nossos arquivos”, frisou Júlio Cesar.
Lei
A área de um município é definida por lei estadual, dessa forma para alterar os limites de Arapiraca, alguma lei deveria ter sido criada ou retificada, o que não aconteceu.
“Houve um equívoco nas informações passadas. Na verdade, Arapiraca não perdeu território, e o que aconteceu foi uma revisão territorial do IBGE, atualizando os limites municipais para o que de fato existe. Em suma, o IBGE atualizou os limites dos municípios para o correto representado em lei, corrigindo sua base cartográfica, e não retirando área de Arapiraca, mas sim representando de forma correta.
Os limites podem ser visualizados no link: Limites aqui.