Categorias: Futebol

Com um jogador a menos, Santa Cruz bate o CRB de virada no Arruda

O Santa Cruz mostrou grande poder de reação para somar três pontos importantes no Estádio do Arruda. Na noite desta terça-feira, a equipe coral venceu o CRB por 2 a 1, de virada, em partida válida pela 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Os gols que garantiram a vitória mandante foram anotados por João Paulo e Anderson Aquino, ambos no segundo tempo, quando Diego Sacoman já havia sido expulso e o time jogava com um a menos. Já o tento visitante foi anotado por Zé Carlos aos dois minutos da etapa inicial.

Com o resultado, o Santa chegou a 15 pontos na tabela e subiu para a 10ª colocação. Já o CRB foi ultrapassado justamente pelos pernambucanos e caiu para o 11º posto, com as mesmas 14 unidades somadas.

O Tricolor do Arruda volta a campo pela competição neste sábado, quando faz clássico contra o Náutico na Arena Pernambuco. O Galo, por sua vez, joga no mesmo dia, quando recebe o Luverdense no Estádio Rei Pelé.

O jogo – O CRB não tomou conhecimento dos donos da casa e abriu o placar logo aos dois minutos de bola rolando. Após bom cruzamento de Glaydson Almeida, Zé Carlos subiu mais que a defesa do Santa e cabeceou com firmeza para colocar o Galo em vantagem no Arruda. Após o baque inicial, os mandantes passaram a trocar passes, tentando acalmar o jogo e se reorganizar.

O time coral, então, não demorou a exercer pressão sobre os adversários em busca do empate. Aos dez minutos, Renatinho disparou chute forte de longe e alarmou o goleiro Júlio César, mas errou o alvo por pouco. Aos 12, Lelê fez boa jogada pelo lado direito e cruzou na medida para João Paulo, que cabeceou por cima. Seis minutos depois, após nova bola alçada por Lelê, Marlon aproveitou vacilo da zaga para dominar e concluir, mas parou na trave esquerda.

Após alguns minutos de sufoco, o CRB conseguiu respirar em contra-ataque que originou falta na intermediária, na qual Zé Carlos bateu forte e exigiu boa defesa do goleiro Fred. Buscando mais o jogo, os donos da casa voltaram a ameaçar aos 33 minutos, quando Marlon cruzou pelo lado esquerdo e viu Anderson Aquino dominar e concluir de bicicleta, mas a bola saiu pela linha de fundo, passando perto da meta visitante. Antes do intervalo, no entanto, o time coral sofreu uma baixa. Após lance duro com Pery, o zagueiro Diego Sacoman recebeu seu segundo cartão amarelo e foi expulso de campo.

Em medida cautelosa, o treinador Marcelo Martelotte trocou o atacante Nathan pelo lateral Nininho no intervalo, buscando ajustar a equipe após a expulsão. E, ainda assim, os donos da casa chegaram ao empate logo no início da segunda etapa. Aos três minutos, João Paulo fez boa jogada individual pelo meio, driblando três defensores, e bateu da entrada da área para acertar o canto esquerdo de Júlio César e igualar o marcador.

Animado pelo gol, o Santa Cruz se lançou para cima em busca da virada, enquanto o CRB se apresentava recuado em campo, da mesma forma que em boa parte da etapa inicial. Aos sete minutos, João Paulo deu bom passe em profundidade para Lelê, que invadiu a área e, com espaço, chutou para boa defesa de Júlio César, que precisou mostrar reflexo para salvar os visitantes.

O jogo ficou menos movimentado na sequência. Enquanto os visitantes trocavam passes na defesa e valorizavam a posse de bola, o Santa começava a sentir a desvantagem numérica e corria atrás na marcação. Aos 23 minutos, no entanto, os donos da casa voltaram a ameaçar, em chute de longe de Nininho, que explodiu no travessão do CRB.

A virada enfim saiu aos 34 minutos, quando Luisinho fez boa jogada pela direita e cruzou para Anderson Aquino, que teve espaço para concluir e colocar a equipe coral em vantagem na partida. Após o gol, o grito de “time de guerreiros” começou a ecoar nas arquibancadas do Arruda. O time alagoano chegou a ameaçar após cruzamento de Clebinho para cabeçada de Daniel Marques, que passou perto da meta, mas não conseguiu o empate.