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Servidores do INSS entram em greve e serviços estão reduzidos

Paralisação ocorre em cumprimento a uma pauta nacional de reajuste salarial não cumprida pelo Governo Federal.

Cerca de 700 servidores do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) iniciam na manhã desta sexta-feira (10) uma greve por tempo indeterminado. A mobilização faz parte de uma mobilização em nível nacional que reivindica o reajuste salarial de 27,5%, com aumento gradual durante os próximos quatro anos.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social e Trabalho do Estado de Alagoas (Sindprev), Lúcia Maria, a greve atende a uma “operação padrão” onde o número de servidores fica reduzido nos postos de trabalho em Alagoas. Até o momento só estão funcionando os serviços de agendamento de perícias e atendimento aos contribuintes com data marcada. “Novos cadastros estão suspensos, só estão sendo atendidos os serviços considerados como emergência por nós”, afirma a presidente.

Os servidores, que se unem agora aos trabalhadores do Ministério da Saúde e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas (SRTE-AL), em uma pauta unificada nacional que solicita o cumprimento da data-base de 1º de maio e incorporação nas gratificações dos salários. Outros 16 estados também estão com os serviços suspensos ou reduzidos.
“Fora essa pauta ainda temos uma outra local que é a necessidade de contratação de novos funcionários e a aposentadoria dos atuais. Esta é uma pauta urgente pois temos uma demanda grande desde o governo FHC”, diz a presidente.

Para mais informações veja a nota emitida pelo instituto:

1) Os segurados que possuam agendamento para atendimento em uma Agência da Previdência Social (APS) e que não sejam atendidos em razão da paralisação dos servidores terão sua data de atendimento remarcada. O reagendamento será realizado pela própria APS e o segurado poderá confirmar a nova data ligando para a Central 135 no dia seguinte à data originalmente marcada para o atendimento.

2) O INSS considerará a data originalmente agendada como a data de entrada do requerimento, para se evitar qualquer prejuízo financeiro nos benefícios dos segurados.

3) A Central de Atendimento 135 está à disposição para informar quais as Agências onde não há atendimento em virtude da paralisação e para orientar os cidadãos.

4) O Ministério da Previdência Social e o INSS têm baseado sua relação com os servidores no respeito, no diálogo e na compreensão da importância do papel da categoria no reconhecimento dos direitos da clientela previdenciária e, por isso, mantém as portas abertas às suas entidades representativas para a construção de uma solução que contemple os interesses de todos.
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