O juiz Antonio Rafael Casado, da comarca de União dos Palmares, determinou bloqueio da quantia de R$ 1 milhão das contas do Estado e R$ 100 mil da conta do secretário de Defesa Social, Alfredo Gaspar de Mendonça. Os recursos sequestrados devem ser transferidos para o Fundo Estadual de Segurança Pública, em até 10 dias, para que seja realizada a reforma da Delegacia Regional de União dos Palmares.
As condições insalubres da Delegacia de União dos Palmares foram denunciadas pela Defensoria Pública do Estado, que pediu a interdição da carceragem do 11º Delegacia Regional. Em fevereiro deste ano, o Estado havia sido informado da determinação de reforma em caráter de urgência, o que foi descumprido, gerando a determinação de sequestro de bens.
De acordo com informações apuradas pela reportagem do Alagoas 24 horas, atualmente existem 38 presos sob a custódia da polícia judiciária, sendo duas mulheres, sete menores e 29 homens em condições insalubres. As mulheres e os menores são restritos a uma área conhecida como ‘corredor’, uma vez que não há carceragem específica.
A reportagem tentou contato com o secretário de Defesa Social e foi informada por meio da sua assessoria que ele está em viagem e que deverá se posicionar posteriormente.