Categorias: Futebol

Com público recorde, São Paulo leva susto, mas derrota Coritiba com show de Pato

Getty Images

Pato recebe o cumprimento de Ganso após marcar (Foto: Ilustração)

O horário das 11h realmente faz sucesso no Campeonato Brasileiro. Este domingo foi mais uma prova disso, quando o Morumbi recebeu mais de 59 mil pessoas (58.482 pagantes) no maior público do torneio. Dentro de campo, o São Paulo levou a melhor sobre o Coritiba e venceu por 3 a 1, com dois gols de Alexandre Pato e outro de Centurión. Marcos Aurélio descontou para os visitantes no segundo tempo.

Pato foi o grande nome da partida, já que deu a assistência para o gol do argentino e marcou outras duas vezes. Com a vitória, a equipe paulista entra provisoriamente no G-4, estando no terceiro lugar com 24 pontos. Já o Coritiba está na 18ª posição, ocupando a zona de rebaixamento com nove pontos.

Osorio surpreendeu na escalação do time titular. Com a volta de Luís Fabiano, poupado na quarta-feira, o treinador colombiano escalou Michel Bastos na lateral-esquerda, formando o trio de ataque com o camisa 9, Centurión e Alexandre Pato. E foram justamente estes dois últimos que participaram do gol que abriu o placar, aos 14 minutos. Após lançamento de Lucão, Pato invadiu a área pela esquerda e, após fazer uma jogada de futsal, cruzou para Centurión, que só rolou para o fundo do gol.

A posição do argentino, contudo, era duvidosa, e o auxiliar Gilvan Medrado começou a aparecer de forma decisiva na partida. Aos 38 minutos, Centurión foi lançado, driblou o goleiro e ia marcar o segundo, mas Gilvan anulou o lance de forma equivocada.

Escalado como volante contra o Fluminense, Lucão voltou a posição de zagueiro, mas mostrou qualidade no passe novamente aos 45 minutos, quando fez lindo lançamento em profundidade para Alexandre Pato. O atacante cortou o zagueiro e bateu para o fundo do gol.

O São Paulo poderia ter matado logo aos três minutos da segunda etapa. Após cruzamento da direita, Luis Fabiano bateu de primeira e Wilson defendeu. No rebote, Ganso, sozinho, chutou para fora.

Quando parecia que estava tudo tranquilo, o Coritiba diminuiu. Negueba deu lançamento em profundidade, Marcos Aurélio driblou Rogério Ceni e diminuiu o placar. O calor das 12h diminuiu o ritmo do duelo, e a torcida se posicionou apenas na troca de Ganso por Boschilia, quando vaiou em coro (não se sabe se foi a alteração ou se foi o camisa 10). O meia, irritado, cumpriu Osorio discretamente e chutou uma garrafa de água.

Nos acréscimos, Pato deu números finais ao confronto ao invadir a área e tocar por cima de Wilson. Luis Fabiano ainda deixou o dele, mas o juiz encerrou a partida antes do atacante invadir a área e concluir.

O São Paulo volta a campo no próximo domingo, às 16h, quando enfrenta o Sport em Pernambuco. Já o Coritiba enfrenta o Figueirense novamente fora de casa, no mesmo dia e horário.

FICHA TÉCNICA

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 12 de julho de 2015, domingo
Horário: 11 horas (de Brasília)
Árbitro: Alisson Sidnei Furtado (TO)
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa/BA) e Gilvan Cavalcante dos Santos Medrado (TO)
Público: 58.482 pagantes (total de 59.612)
Cartões amarelos: Luis Fabiano (São Paulo); Leandro Silva, Henrique e Marcos Aurélio (Coritiba)
Gols: SÃO PAULO: Centurión, aos 14, e Alexandre Pato, aos 45 minutos do primeiro tempo; CORITIBA: Marcos Aurélio, aos 14 minutos do segundo tempo

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Thiago Mendes, Rafael Toloi, Lucão e Michel Bastos; Rodrigo Caio, Hudson (João Schmidt) e Ganso (Boschilia); Centurión (Matheus Reis), Luis Fabiano e Alexandre Pato
Técnico: Juan Carlos Osorio

CORITIBA: Wilson, Rodrigo Ramos (Negueba), Leandro Silva, Luccas Claro e Henrique; Fabrício (Ivan), Misael, Alan Santos (Esquerdinha) e Lucio Flavio; Marcos Aurélio e Thiago Galhardo
Técnico: Ney Franco

Veja os lances: