Categorias: Maceió

CAF implanta nova estratégia de distribuição

Com o objetivo de promover uma maior agilidade na distribuição de medicamentos e correlatos para as unidades de saúde, a coordenação da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) adotou uma nova metodologia logística. O cronograma de distribuição agora é definido de acordo com a localização das unidades e seus respectivos distritos sanitários.

Central de Abastecimento Farmacêutico. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

A mudança, além de provocar uma redução no tempo utilizado para a distribuição dos produtos, também gera uma redução de gastos com combustível, por exemplo. “O farmacêutico de cada posto faz o pedido para atender a demanda mensal. Depois de recebermos essa solicitação, a CAF tem um prazo de cinco dias úteis para fazer a entrega. Hoje, estamos conseguindo atender em apenas dois ou três dias”, explica o coordenador Paulo Anderson Silva Gomes.

Atendimento na CAF. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Outra medida adotada também provocou mudanças positivas no atendimento dado aos usuários da Farmácia Judiciária (Farmajud) que recebem os produtos na sede da CAF.  Agora o atendimento é feito de maneira personalizada, com uma estrutura adequada. A reorganização também proporcionou a ampliação no número de atendimentos diários.

Atualmente, a CAF está com o estoque de abastecimento de 70% de um elenco de 271 itens.