Os técnicos administrativos ligados ao Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal), em greve desde o dia 28 de maio, realizam na próxima quinta-feira, 16, uma ação intitulada “Eu dou sangue pela Educação”, em parceria com o Hemoal, para aumentar o estoque de sangue e ao mesmo tempo discutir as reivindicações da categoria.
De acordo com um dos coordenadores do Sintufal, Jeamerson dos Santos, a ação está sendo encabeçada pelos servidores, no entanto, familiares e amigos também estão sendo convocados a praticar esse gesto de solidariedade. “É também uma forma de trazer a comunidade para salvar vidas com sua doação e discutir os encaminhamentos desse movimento. Ações como esta, que pretendemos transformar em agenda permanente, ajudam a reunir um número maior de participantes e consequentemente ajudam a transmitir a mensagem”, destacou.
Para tal o Hemoal vai adequar algumas salas na Reitoria do Campus A.C. Simões para que os profissionais do Hemocentro de Maceió possam realizar as coletas de sangue. Médicos também estarão no local para avaliar os doadores e identificar se estão aptos. “Antes de achar que não pode doar por algum motivo, venha participar da ação, faça os exames necessários e espere o médico informar sobre seu estado de saúde, dirimindo as dúvidas”, disse Jeamerson.
Sobre a Greve
Segundo o Sintufal, não há avanços nas negociações com o Governo Federal. A última proposta apresentada pelo governo e derrubada pelo movimento paredista foi o reajuste de 21,3%, diluídos pelos próximos quatro anos. Os servidores, no entanto, reivindicam um reajuste de 27,3% de perdas salariais, pagos integralmente.