Categorias: Maceió

Seades apresenta proposta de reativação do Programa da Sopa

Novo projeto pretende transformar a ação de distribuição da Sopa em um Programa de Estado, gerido pelos aparatos de controle social

Em reunião realizada nesta terça-feira (14) na sede do órgão, a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) apresentou uma proposta de redesenho do Programa da Sopa. O novo projeto pretende transformar a ação de distribuição da Sopa em um Programa de Estado, gerido pelos aparatos de controle social.

Desta forma, o secretário Joaquim Brito cumpri o compromisso de continuar atendendo as famílias que necessitam da política de assistência, com o Programa que garante segurança alimentar e nutricional. “Nosso objetivo é garantir que os direitos socioassistenciais cheguem a população que dela necessita. Estamos articulando para que o Programa volte o mais rápido possível, mas a nossa preocupação é que ele esteja focado na superação da vulnerabilidade alimentar e nutricional”, afirmou Brito.

A Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional da Seades apresentou a proposta da Sopa ser entregue as entidades cadastradas; essas entidades, por sua vez, distribuirão a Sopa para as famílias que também foram cadastradas. Cada entidade receberá uma quantidade de Sopa equivalente às famílias que atende. E, no momento da distribuição será usado um aparelho de biometria para identificar as famílias que estão recebendo o benefício.

O objetivo deste método é assegurar que o Programa chegue ao público específico, ou seja, famílias no perfil de pobreza e extrema pobreza. Ele também servirá para ter um acompanhamento sistemático do desenvolvimento social e nutricional das famílias alagoanas. Uma vez essas famílias serão acompanhadas junto aos dados da Cadastro Único (CadÚnico) elas poderão ser assistida na política de assistência como um todo, o que permitirá tera cesso a outros benefícios.

O formulário de cadastro foi disponibilizado no site da seades. Cadastraram-se 16 entidades e 160 famílias.

A próxima reunião está marcada para o dia 21 deste mês. A intenção é que a proposta avance e seja respaldada tanto pela sociedade civil quanto pelos órgãos legais.