Categorias: Esporte

Brasil é derrotado pela França e faz ‘final’ contra os Estados Unidos

O Brasil se complicou na briga pelo décimo título da Liga Mundial. Nesta quarta-feira, no ginásio do Maracanãzinho, na abertura da Fase Final, a seleção masculina foi derrotada pela França por 3 sets a 1, parciais de 27/29, 25/20, 31/29 e 25/19. O time volta à quadra na quinta, às 14h, no mesmo local, para enfrentar os Estados Unidos numa “decisão” para seguir vivo no torneio. Na sexta, acontece o duelo entre franceses e americanos. O outro grupo tem Sérvia, Itália e Polônia. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam às semifinais no famoso cruzamento olímpico.

Apesar de ser o maior campeão da Liga Mundial, com nove títulos, o Brasil não vence desde 2010, tendo sido vice em 2011 (Rússia), 2013 (Rússia) e 2014 (Estados Unidos). A Itália, com oito conquistas, vem na segunda posição.

O jogo

O Brasil começou melhor a partida, abriu vantagem, mas logo a França equilibrou as ações. Na reta decisiva da parcial, entretanto, a seleção teve mais sangue frio e fez 29/27. No segundo, os europeus dominaram desde o início e empataram a partida com 25/20.

Embalada pela vitória na parcial anterior, a França iniciou melhor o terceiro set, mas logo o Brasil se reencontrou em quadra e deixou o jogo “lá e cá”. Assim como no primeiro set, tudo foi definido nos detalhes, mas desta vez os europeus levaram a melhor e viraram a partida: 31/29.

O Brasil entrou no quarto set desanimado e viu a França abrir pequena vantagem. As diferença de dois pontos no placar a favor dos franceses foi sendo mantida durante boa parte da parcial. Os comandados de Bernardinho não tiveram forças para reagir e a França deu números finais ao confronto com 25/19.

Os 14 eleitos pelo treinador

A seleção masculina está representada na Fase Final da Liga Mundial com os seguintes jogadores: os levantadores Bruno e William, os opostos Wallace, Leandro Vissotto e Evandro, os centrais Lucão, Isac e Éder, os ponteiros Murilo, Lucarelli, Lipe e Lucas Lóh e os líberos Serginho (Escadinha) e Mário Jr. O central Riad, lesionado, acabou cortado.