Categorias: Notícias Política

Rui questiona denúncias do Sinmed e diz que município paga melhor salário do país

Secom Maceió

Rui questiona denúncias do Sinmed

Diante das novas denúncias de abandono do PAM Salgadinho, localizado no Centro, o prefeito de Maceió Rui Palmeira (PSDB) rebateu, na manhã desta quinta-feira (16), durante a inauguração do Módulo Odontológico do Vergel, o relatório apresentado pelo Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed) sobre falhas estruturais da unidade de saúde. Segundo o chefe do executivo, os levantamentos realizados pela categoria se confundem com as atribuições do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL).

O relatório de insalubridade foi apresentado na manhã de hoje, o presidente do Sinmed, Wellington Galvão, disse ter encaminhado a denúncia para o Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Ministério Público Estadual (MPE). No documento, constam imagens de falhas estruturais no prédio, equipamentos, rede elétrica e higiene básica denunciado pelos médicos.

“Quando assumimos todas as unidades de saúde estavam em situação de abandono, assim não temos como reformar todas as 70 de uma única vez. Optamos por começar pela atenção básica, que já são 32 unidades. Vamos anunciar nos próximos dias algumas ações para o PAM no Salgadinho, mas acho estranho que esse relatório só tenha chegado agora. O sindicato dos médicos está se confundindo com o CREA. O sindicato é uma coisa, assim como a Defesa Civil é outra”, dispara.

A partir dos riscos apresentados, os médicos estudam agora a possibilidade de realizar uma nova paralisação.

Ponto eletrônico

Depois da implantação do sistema de ponto de controle e cumprimento da jornada de trabalho dos servidores públicos ainda em 2014, o aparelho chegou a ser criticado pela categoria médica. De acordo com o presidente do Sinmed, a Prefeitura de Maceió se resumiu em instalar o aparelho na unidade de saúde, mas sem antes garantir as reformas necessárias da unidade para os servidores.

O controle biométrico é realizado em todos os órgãos da administração pública municipal, mas permanece alvo de críticas quanto à aplicação. Em relação a esta colocação na unidade que passa por deficiências estruturais, o prefeito Rui Palmeira foi enfático. “O servidor que trabalha concorda com a aplicação. O problema é que o cidadão trabalha como médico em Maceió, Recife, em vários lugares, então para essas pessoas é muito ruim o ponto, pois eles fazem ‘bico’ no município, e nós estamos apertando para que eles cumpram a carga horária porque os médicos recebem o melhor salário do Brasil”, diz Palmeira.

João Urtiga/Alagoas24horas

Módulo odontológico é inaugurado pela Prefeitura de Maceió

Novo Módulo Odontológico

Um novo Módulo Odontológico do Vergel foi reinaugurado hoje pela Prefeitura de Maceió. A unidade operacional funciona na Rua Monte Castelo, ao lado da Escola Rui Palmeira e espera receber ao todo 1700 pacientes ao mês. A unidade conta ainda com seis consultórios que oferecem serviços  de extração dentária, obturações, aplicação, flúor e limpeza de tártaro.

De acordo com a diretora Thaysa Dórea, a equipe composta por 12 odontólogos elabora ainda uma ação de prevenção bucal nas escolas. Os custos da reforma foram de R$ 26 mil.