Atletas da natação, que já renderam onze medalhas ao país, seguem com boas chances nos próximos dias. À noite tem estreia do basquete feminino contra os Estados Unidos.
O Brasil entra no décimo dia de competição dos Jogos Pan-Americanos em Toronto, Canadá, com a terceira posição garantida no quadro de medalhas. O país acumula 16 medalhas de ouro, 14 de prata e 25 de bronze. O destaque fica para a participação dourada na natação e de judô, com cada equipe subindo, até então, cinco vezes no lugar mais alto do pódio .
Na noite de ontem (15), os atletas da natação ouviram o hino nacional três vezes. Outro destaque do dia ficou por conta do halterofilismo. Fernando Reis ganhou, com facilidade, de seus oponentes, levantando 427 quilos em quatro tentativas. A marca garantiu ao atleta – que disputa na categoria acima de 105 quilos – o recorde dos jogos.
O Brasil, até o momento, é superado apenas pelos donos da casa, o Canadá, e pelos Estados Unidos. Cuba e Colômbia também carregam, como o Brasil, 16 medalhas douradas, mas a bandeira brasileira foi hasteada mais vezes (55), incluídas as 14 medalhas de prata e as 25 de bronze.
Além dos jogos tradicionais, nos quais o país tem bom desempenho, os Jogos Pan-Americanos estão apresentando modalidades pouco conhecidas dos torcedores. Entre eles estão o badminton e a canoagem, com destaque para Isaquias Queiroz, que já garantiu duas douradas.
O quadro segue disputado. O destaque dia é estreia no basquete feminino, enfrentando os Estados Unidos, às 22h. O futebol masculino entra em campo contra o Peru, ainda pela fase de grupos, às 18h30. A natação segue com chance de medalha no revezamento 4×200 metros, nado livre feminino, às 21h30.