Doriva Bueno pode ver o talento de alagoanas e garotas de demais estados que lutam por um espaço na Seleção Canarinha Sub-20.
A esperança reluzente no olhar de meninas que buscam um sonho emocionou o técnico da Seleção Brasileira Sub-20 de futebol feminino, Doriva Bueno. Como testemunhas, jornalistas, jogadoras e familiares que foram ao Estádio Rei Pelé, em Maceió, para conferir a seletiva que escolheu jovens que buscam realizar o sonho que a alagoana Marta conseguiu alcançar, ser uma estrela do futebol mundial.
A tão sonhada oportunidade na Seleção Canarinha era disputada entre mais de 50 meninas alagoanas, pernambucanas, baianas, maranhenses e do Estado do Tocantins. Durante a coletiva de imprensa, realizada no sábado, 18, Doriva Bueno fez um lamento recorrente de quem trabalha com futebol feminino no Brasil, a falta de apoio, contrastando, porém, com a dedicação e obstinação de jovens apaixonadas pelo futebol.
“A emoção tomou conta de mim porque minha vida tem sido com futebol e nos últimos anos tenho trabalhado com as meninas. Sensibiliza-me ver isso este auditório lotado, a esperança em cada uma de vocês e, ainda mais, a organização e dedicação da secretaria, da federação e dos clubes, como o UDA[União Desportiva Alagoana], e oferecer oportunidades e buscar fortalecer o futebol feminino aqui em Alagoas. De fato, estou muito contente”, declarou Doriva Bueno, que respondeu a perguntas da imprensa, técnicos de futebol do estado.
Ao lado da secretária de Estado Esporte, Lazer e Juventude, Claudia Petuba, o técnico da Seleção Brasileira Sub-20 Feminina participou de uma coletiva de imprensa, onde agradeceu o empenho, organização e o comprometimento do Governo de Alagoas com o futebol feminino. A seletiva também contou com o apoio irrestrito da Federação Alagoana de Futebol, por meio de seu presidente, Felipe Feijó, e ainda do presidente da União Desportiva Alagoana (UDA), Adeilsson Cassimiro.
A secretária Cláudia Petuba deu as boas-vindas ao técnico Doriva Bueno, às meninas alagoanas e de estados vizinhos, e registrou o empenho do presidente do UDA, Adeilson Cassimiro, que tem revelados jogadoras como Geyse Ferreira, a Pretinnha, que recentemente foi convocada para o time sub-20 do Brasil.
“É motivo de muita alegria e satisfação podermos organizar, em parceria com a FAF, CBF e UDA, os testes de hoje porque é compromisso do Governo do Estado e da secretaria fortalecer o futebol feminino do estado. Investir no futebol feminino é reparar uma injustiça histórica com as mulheres que querem e têm o direito de jogar futebol. Infelizmente, as mulheres foram, e ainda, são alvo de preconceito. Alagoas faz a parte dela na reparação desse erro”, disse Cláudia Petuba.
Sentimento
Ansiosa com a seletiva, a jogadora Rafaela Silva, que é de União dos Palmares e joga pelo Aliança de Maceió, falou sobre a expectativa de poder participar da seletiva com técnico da CBF.
“Sempre gostei de jogar futebol, desde pequena. Sempre assisti futebol pela televisão e nunca tive dúvida de que jogar futebol seria minha vida. Já tive a oportunidade de ir jogar em São Paulo, mas, como era menor e precisava de alguém para se responsabilizar por mim, acabei não indo. Mesmo assim, meus pais estiveram ao meu lado, me apoiando. Agora, estou aqui para uma seletiva da CBF e, apesar da ansiedade, estou confiante de que vou me sair bem”, declarou Rafaela Silva, que atua como atacante.