Renan Filho participará da cerimônia, que tem início às 9h; ação representa mais um investimento para agilizar e melhorar a qualidade do atendimento prestado aos usuários do SUS
O Governo do Estado entregará aos alagoanos mais um investimento no Hospital Geral do Estado (HGE). Nesta terça-feira (21), às 9h, será inaugurada a Unidade de Acidente Vascular Cerebral (UAVC) do hospital. O governador Renan Filho e a secretária da Saúde Rozangela Wyszomirska participarão da solenidade.
Cuidadosamente planejada, a Unidade de Acidente Vascular Cerebral irá agilizar a assistência do paciente vítima de AVC, minimizando possíveis sequelas da doença. Para isso, serão oferecidas equipes médicas capacitadas para atender a alta complexidade em neurologia.
A unidade de AVC do HGE também será a primeira a funcionar em Alagoas com este perfil, garantindo que o paciente receba assistência exclusiva para a doença. “Para se ter uma ideia do que estamos preparando, a unidade buscará o tratamento do acidente vascular em seu estado agudo, nos primeiros 14 dias, considerados críticos. Assim que der entrada no HGE, com o AVC instalado em até 4 horas e meia, o paciente receberá o trombolítico, que auxiliará a recuperação e minimizará possíveis sequelas”, ressaltou a secretária da Saúde.
A área
Serão dez leitos destinados ao atendimento do AVC agudo, acrescidos de uma sala específica para o uso do trombolítico (medicamento que será utilizado para dissolver de emergência o trombo que obstrui a artéria). Uma equipe multidisciplinar composta por neurologistas, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos foram treinados para monitorizar e intervir precocemente na assistência aos pacientes da área.
“A implantação da UAVC reforça ainda mais o compromisso do hospital em disponibilizar serviços de qualidade à sociedade. A nova unidade fortalecerá significativamente a área de neurologia. A nossa expectativa é contribuir para o avanço da saúde do povo alagoano e prestar uma assistência permanente e exclusiva na área neurológica”, articulou Verônica Omena.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência de acidentes vasculares cerebrais. No Brasil, são registrados a cada ano, aproximadamente, 90 mil óbitos por doenças cerebrovasculares. E, em Alagoas, o acidente vascular é a principal causa de morte no HGE. Dados do Serviço de Arquivo Médico (Same) do HGE mostram que desde 1989 o AVC está no topo da lista de óbitos. No ano passado, o total de óbitos foi de 403 pacientes.