Pablo Viana afirma que laboratório para pesquisa de análise de solo e mini usina de produção de álcool da mandioca devem ser os primeiros equipamentos a entrar em funcionamento
O secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, Pablo Viana, esteve, nesta segunda-feira (20), em Arapiraca, na sede do Planetário Municipal, para participar de uma coletiva com a imprensa da região Agreste. Junto ao secretário adjunto da pasta, André Gusmão, Viana falou sobre os critérios e prazos para que instituições de ensino e pesquisa, empresas públicas e privadas, associações e cooperativas elaborem propostas de projetos para utilização dos espaços do Polo Agroalimentar de Arapiraca, que integra o Parque Tecnológico de Alagoas, assim como o Polo de Batalha e o de Tecnologia da Informação, em Jaraguá.
De acordo com o secretário da Ciência e Tecnologia, o laboratório para pesquisa de análise de solo e a mini usina de produção de álcool da mandioca devem ser os primeiros equipamentos do Polo a entrar em funcionamento. “O Governo do Estado está aportando cerca de R$ 40 mil por mês para a segurança, a manutenção e internet no Polo, o necessário para garantir a infraestrutura e receber pesquisadores, associações, cooperativas e instituições de ensino e pesquisa que tenham projetos que possam contribuir com o desenvolvimento e melhorias na qualidade do que é produzido na região de Arapiraca, especialmente a mandiocultura e a hortifruticultura, bem como incentivar a pesquisa e inovação para novos produtos”, explicou Viana.
A CooperAgro é uma das cooperativas que já demonstrou ter projeto para a produção de álcool neutro da mandioca, para fins farmacêuticos, na mini usina que está equipada no Polo Agroalimentar de Arapiraca, disse o secretário, ressaltando que os demais interessados devem preencher uma proposta de projeto, cujo modelo pode ser acesssado no site da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (www.cienciaetecnologia.al.
“As propostas serão analisadas por uma equipe de técnicos da pasta de Ciência e Tecnologia tendo como objetivo priorizar ações que tragam benefícios à sociedade por meio da pesquisa e inovação destinada aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Agreste alagoano”, explicou Viana durante a coletiva.
Visita
Após a coletiva, o secretário Pablo Viana acompanhou o secretário de Agricultura do município de Arapiraca, Rui Palmeira, pesquisadores da Ufal e jornalistas para conhecerem de perto os equipamentos e laboratórios já prontos para serem utilizados.
Eles visitaram o laboratório de análise de solo e a mini usina, ambos os equipamentos devem ser os primeiros a entrar em funcionamento.
Segundo Rui Palmeira, a Prefeitura de Arapiraca reconhece a importância do Polo Agroalimentar como um equipamento fundamental para o desenvolvimento da agricultura e economia da região Agreste, razão pela qual participou desde a concepção do projeto, cedendo o terreno no qual a sede do Polo foi erguida. Recentemente, assumiu a segurança do local, numa parceria com o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação. “Estamos prontos para ajudar no que for preciso, pois queremos ver esse local em pleno funcionamento”, disse.