Categorias: Meio Ambiente

Peixe-boi resgatado por biólogos será transferido para Alagoas

Reprodução

Peixe-boi Natália virá para Alagoas

A peixe-boi Natália deve ser levada, na próxima semana, para Alagoas, primeiro ponto de parada do mamífero após sua saída do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos, em Itamaracá. Em maio deste ano, ela e Clara, animal da mesma espécie, peso e idade semelhantes (cerca de 300 kg e dois anos e meio) foram soltas na praia de Porto de Pedra, litoral daquele estado.

Desde então, foram vistas em diversas comunidades costeiras de Pernambuco até que, há duas semanas, perderam o sistema que revela, por GPS, o local exato das duas espécimes, as únicas monitoradas pelo centro. Ontem, Natália foi localizada em Areias, no Recife, onde, por pouco, não foi abatida por um grupo. Os biólogos conseguiram resgatá-la e reinstalar o rastreador. Hoje, Natália foi vista no Rio Capibaribe, às margens da comunidade Ilha de Deus, na Imbiribeira, zona sul da cidade. Moradores da área enviaram imagens para o WhatsApp do Diario de Pernambuco.

A transferência foi decidida diante da alta poluição do rio e os riscos do animal ingerir algum tipo de lixo e morrer asfixiado. De acordo com a bióloga e coordenadora do centro, Fábia Luna, também foi levada em conta a possibilidade de agressões por parte da população. Já Clara permanece com paradeiro incerto. Os especialistas acreditam que o mamífero esteja em Olinda.