Renan Filho e secretária de Infraestrutura assinam ordem de serviço para obra da linha expressa de esgotos
Orçada em R$ 8,2 milhões, essa é a primeira obra de esgotamento sanitário que será financiada com recursos exclusivos do Estado. “Todas as obras de esgotamento feitas em Alagoas foram viabilizadas por recursos federais. Mas o momento exige o investimento do Estado, garantido com esforço”, revelou o governador.
Na solenidade, Renan Filho anunciou que o Governo trabalha num amplo plano para o esgotamento de Alagoas, para os próximos quatro anos. Devem ser investidos, com recursos federais, da iniciativa privada e do tesouro estadual, cerca de R$ 1 bilhão.
O plano prevê, segundo Renan Filho, que seja dobrada a rede de esgotamento da capital. “Hoje, apenas 35% de Maceió é atendida pelo sistema de esgoto sanitário. Poderemos duplicar essa rede. O plano inclui municípios do interior”, adiantou.
Na capital, recursos privados permitirão a ampliação da rede nos bairros do Farol e do Benedito Bentes. “Essa proposta também é inédita no Estado. Contaremos com investimentos da iniciativa privada para aplicação nessa área”, completou o governador.
Sobre a linha expressa, essa foi uma demanda do trade turístico e que repercute no dia a dia dos alagoanos. A obra vai impedir o transbordamento de dejetos na região e as chamadas “línguas negras” nas praias da localidade.