Categorias: Meio Ambiente

Balneabilidade aponta 31 trechos impróprios para banho de mar em Alagoas

Priscylla Régia/Alagoas24Horas/Arquivo

Praia de Maragogi

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgou, nesta sexta-feira, 24, a lista das praias próprias e impróprias do litoral alagoano. Segundo o relatório do órgão ambiental, dos 61 trechos analisados, pelo menos 31 estão inadequados para banho de mar.

O monitoramento das praias de Alagoas foi realizado nos dias 21 e 22 deste mês quando houve a incidência de chuva em todas as áreas avaliadas. De acordo com o resultado, os banhistas devem evitar entrar no mar em quatro trechos do litoral sul. A situação mais crítica foi apresentada durante as análises das Praias de Maceió, que apontam 15 trechos impróprios para banho de mar. Já no litoral norte, das 22 áreas monitoradas, 12 apresentam o número de coliformes fecais superior ao recomendado pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

O Comana determina que as praias são consideradas próprias quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não exceder um limite de 1.000 NMP (Número Mais Provável) de Coliformes Fecais (Termotolerantes) por 100 ml da amostra de água. Já as praias impróprias apresentam na última semana um valor superior a 2.500 Coliformes Termotolerantes (Fecais) por 100 ml de água.

 Confira o relatório de balneabilidade das praias alagoanas:

IMA

IMA

 

IMA

IMA