Categorias: Sertão

Adutora do Alto Sertão beneficiará mais de 128 mil sertanejos

Ascom/Seinfra)

Ao todo, 174 funcionários trabalham diariamente para a aceleração da obra, que já tem 45% de conclusão e está avaliada em R$ 112 milhões, recursos do Ministério da Integração (Foto: Ascom/Seinfra)

Até dezembro deste ano, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) concluirá as obras da Adutora do Alto Sertão. Depois de finalizada, a adutora beneficiará oito municípios alagoanos atingidos pela seca, sendo a primeira grande obra que fará uso das águas do Canal do Sertão.

Ao todo, 174 funcionários trabalham diariamente para a aceleração da obra, que já tem 45% de conclusão. As adutoras estão quase prontas, faltando apenas 20% serem concluídos. Também já foram retomadas as obras da estação de tratamento de água.

De acordo com o secretário-adjunto da Seinfra, Alzir Lima, o governador Renan Filho vem lutando com o governo federal pelo repasse das verbas. “Ele bate sempre na tecla que essa obra não pode passar de dezembro, e vem trabalhando junto ao governo federal para a aceleração”, disse.

O Projeto de Integração do Canal do Sertão com o Sistema de Abastecimento D’água do Alto Sertão consiste na interligação de ambos, por meio de captação da água, ampliação e melhoria do sistema existente. As obras beneficiarão mais de 128 mil habitantes vinculados ao sistema adutor do alto sertão, nos municípios de Delmiro Gouveia, Pariconha, Água Branca, Inhapi, Canapi, Mata Grande, Olho D’água do Casado e Piranhas, além de 60 povoados. Serão 247 km de tubulação, que levará água pelos próximos 50 anos aos sertanejos da região.

Hoje, a obra está avaliada em R$ 112 milhões, recursos do Ministério da Integração. “Temos uma ótima parceria com o Ministério, que vem honrando com os repasses”, destacou Alzir Lima.