Nada melhor do que chegar ao título com um resultado de impacto na decisão. Foi o que a seleção brasileira de futebol feminino fez neste sábado, ao golear a Colômbia por 4 a 0 pela final do Pan-Americano para levar o ouro.
Desta forma, as mulheres recuperaram o ouro da competição, depois de terem sido derrotadas pelo Canadá em Guadalajara 2011. Nas edições de Santo Domingo 2003 e Rio de Janeiro 2007, o time havia sido bicampeão.
Foi a segunda medalha para o futebol brasileiro no dia. Mais cedo, os rapazes da seleção sub22 venceram o Panamá, de virada, por 3 a 1, na prorrogação.
Desde que a experiente Formiga abriu o placar aos 7 minutos, a seleção dominou a final contra as colombianas, que foram responsáveis pela eliminação das canadenses na semifinal.
A despeito da superioridade em campo, os três gols complementares do Brasil saíram todos na metade final do segundo tempo. O segundo foi olímpico, aos 30 minutos, em cobrança de escanteio de Maurine — logo em seu primeiro toque na bola. Andressa fez o terceiro aos 86, enquanto Fabiana completou já nos acréscimos.
A seleção fez uma campanha impecável em campos canadenses, com 20 gols em cinco partidas. Na defesa, o time sofreu apenas três gols.