Processo está previsto para o dia 15 de setembro, segundo publicação recente do Diário Oficial do Município (DOM).
Após diversos atrasos no processo de licitação do transporte público, a Prefeitura de Maceió lançou nesta segunda-feira (27) a convocação das empresas para participar do certame sobre os serviços de transportes urbanos em Maceió. O processo está previsto para o dia 15 de setembro, segundo publicação do Diário Oficial do Município (DOM).
De acordo com o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, uma das maiores novidades do edital de licitação é a implementação do serviço de bilhetagem que eliminará em 100% o uso de dinheiro e moedas nos veículos, além do fato da disputa ser realizada em cima da tarifa atual de R$ 2,75. “Acredito que no primeiro ano de implementação, com renovação de 20% da frota, a criação de novas linhas e a retirada do dinheiro já serão sentida pelos maceioenses”, diz o superintendente de Transportes e Trânsito de Maceió, Tácio Melo.
O critério para a escolha das empresas será balizado sobre as propostas que promovam o percentual de veículos “0KM”, tempo para a adequação da frota e idade máxima de uso. De acordo com Palmeira, o valor das outorgas será investido na melhoria do sistema de transporte da cidade por meio do Fundo de Transporte Urbano (FTU). Atualmente, 107 linhas são operacionalizadas por seis empresas dentro de uma demanda diária de quase 325 mil passageiros.
A administração dos terminais fica a cargo das empresas vencedoras do certame licitatório. “Nós publicamos na imprensa nacional e local, exatamente para aumentar o número de empresas que venham a concorrer, pois entendemos que quem ganha é a população. Inclusive, as empresas que hoje operam podem participar desde que cumpram as regras do edital”, informa Palmeira.
Bilhetagem única
Uma das inovações apresentadas na manhã de hoje dentro do edital é o Sistema de Bilhetagem Eletrônica, que deverá ser aplicado em toda a extensão de Maceió. Atualmente, somente quatro pontos trabalham com esse serviço, mas as pretensões da Prefeitura de Maceió é aumentar para 100 outros estabelecimentos. “É importante e já existe em outras cidades brasileiras. O exemplo clássico de aplicação será a linha Ipioca-Ufal, quando o passageiro descer em Cruz das Almas ele poderá pegar outro ônibus dentro de um prazo de uma hora e meia sem precisar pagar uma nova passagem”, explica Palmeira.