O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL) realiza nesta segunda-feira (27), em Arapiraca, durante todo o dia, ações de conscientização sobre a necessidade de se redobrar a atenção no trânsito, especialmente para quem trafega em motos e bicicletas, categorias de condutores cujos números de vítimas com sequelas ou fatais são altos.
As ações ocorrem para lembrar a passagem do Dia do Motociclista (27 de julho). Para isso, uma equipe da Coordenadoria Setorial de Educação para o Trânsito (Edutran) está na cidade ministrando palestras, abordando motociclistas e conversando com quem foi vítima de acidente de moto. Os depoimentos são considerados importantes para que o Detran/AL possa sensibilizar os motociclistas sobre os riscos que correm se não tomarem os cuidados previstos na legislação de trânsito. As normas existem para disciplinar o tráfego de veículos e, assim, minimizar os casos de acidentes.
Uma equipe de arte-educadora está na cidade fazendo abordagens aos condutores de moto com explicações sobre os riscos da não obediência às leis de trânsito, mensagens, encenações e brincadeiras.
Nestas ações, os trabalhos estão sendo coordenados pelas servidoras Ana Buarque e Aldjane Peixoto, que integram a Edutran. No entanto, as ações ocorrem em parceria com o Serviço Social do Transporte e Serviço de Aprendizagem do Transporte (Sest-Senart), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e Secretaria Municipal de Saúde.
Lei Seca
Na Praça Marques da Silva, no centro de Arapiraca, a Operação Lei Seca também participa das ações pela passagem do Dia do Motociclista. Nesta operação, não haverá abordagem como ocorre sempre com a operação. A intenção da ação é passar uma mensagem educativa para os motociclistas, para que eles evitem se envolver em acidentes.