Serviços bancários operam agora com caixas 24 Horas. Órgão orienta para possível aumento no número de filas.
Com a retirada dos caixas eletrônicos de bancos públicos e privados de estabelecimentos comerciais, a exemplo de supermercados, o Procon-AL orienta para uma possível concentração de clientes nas agências bancárias. Esse aumento não pode, segundo o órgão, ultrapassar os 20 minutos de espera em fila previstos na lei.
Ainda de acordo com o Procon, o consumidor que se sentir lesado pode buscar seu direito do consumidor e registrar a reclamação. Outro ponto a ser observado são os serviços de pagamentos e saques que não podem estar limitados durante as operações eletrônicas.
A mudança está sendo realizada gradativamente desde a última segunda-feira (27). A retirada deixou o atendimento de saques, saldos e transferências exclusivos para os caixas eletrônicos que operam sobre a bandeira 24 Horas. A justificativa dos bancos para a ação é a diminuição de custos e manutenção dos caixas. O acordo foi assinado em 2014 pelas instituições: Citibank, Santander Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco, Banco do Brasil, HSBC Brasil e Caixa Econômica Federal.
De acordo com as assessorias do banco, a rede 24 Horas não poderá mais cobrar pelos serviços. A expectativa é que até 2020 todos os caixas eletrônicos deixem de existir e passem a operar somente dentro das agências.