O prefeito Rui Palmeira assinou, nesta sexta-feira (31), a ordem de serviço para obras de reconstrução da Escola de Ensino Fundamental Arnon Affonso de Farias Mello, no Conjunto José da Silva Peixoto, no Jacintinho. Na unidade de ensino, serão investidos R$ 1,174 milhão. A cerimônia de assinatura foi realizada na sala de reuniões da Prefeitura e contou a com presença da secretária municipal de Educação, Ana Deyse Dorea, e do vereador Guilherme Palmeira, além de educadores, lideranças comunitárias e pais de alunos.
Prefeito Rui Palmeira assina ordem de serviço para reforma da Escola Arnon de Mello. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
De acordo com Rui Palmeira, essa é a 12ª escola na gestão que será totalmente requalificada com recursos próprios do Município. “Estamos promovendo essas reformas, em paralelo, a outras importantes ações, a exemplo do aumento no recurso destinado à merenda escola, onde investimos valor superior ao que é destinado pelo Governo Federal, e também a entrega dos materiais escolares e uniformes completos aos estudantes da rede municipal de ensino”, disse.
“As estruturas das escolas de Maceió foi um dos principais problemas constatados ainda no início da gestão, mas nós temos tratado a educação como prioridade, trabalhando para mudar esse quadro. Com o pacote de ações para a Educação, o Município destina R$ 50 milhões para a reforma de 48 escolas, o que felizmente já tem contribuído significativamente para a mudança do quadro”, reforçou Rui.
Na oportunidade, Ana Dayse destacou que a mudança só tem sido possível por conta do compromisso do prefeito com a melhoria da Educação ofertada em Maceió. “Para essas reformas estão sendo direcionados recursos próprios da Prefeitura e os que chegam do Governo Federal são para novas obras. O prefeito entende a importância da Educação e não mede esforços para promover essas ações”, frisou a secretária.
Prefeito assinou ordem de serviço para reforma da Escola Arnon de Mello.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
A diretora da escola, Tereza Cristina Alves da Silva, disse que a reforma na unidade representa a realização de um sonho. “Cresci na comunidade e presenciei a inauguração do prédio há mais de 30 anos. Nesses 15 anos que faço parte da estrutura administrativa já vivenciei muita coisa boa, mas sempre falei da necessidade de uma reforma e o máximo que conseguimos foram alguns pequenos reparos há sete anos. Hoje estou feliz pelo compromisso do prefeito de realizar essa reforma e concretizar esse sonho”, comemorou.
“Toda a comunidade escolar está em festa. A obra vai ser bom para nós servidores, que teremos melhores condições de trabalho, e, sobretudo, para os alunos que terão um ambiente mais propício para o aprendizado”, complementou a diretora-adjunta, Adriana Leite.
O líder comunitário Mario Farofa acompanhou a assinatura e agradeceu a atenção do prefeito com a região do Jacintinho. “Além de representante da comunidade, sou pai de aluno, o que me deixa ainda mais feliz. O prefeito já recuperou espaços de lazer, a exemplo da Praça do Mirante e Xisto Gomes e nós percebemos que ele está trabalhando pelos moradores do Jacintinho”, disse.
Guilherme Soares parabenizou a decisão da Prefeitura de demolir e construir uma nova unidade. “Como engenheiro, fico muito contente pela decisão coerente do prefeito em autorizar a demolição para a construção de uma nova estrutura. Uma decisão sábia que vai livrar o prédio de problemas comuns de construções antigas”, destacou.
Mesmo com a reforma, o ano letivo não será comprometido. Os cerca de mil alunos serão relocados para um imóvel onde funcionou a Escola Santa Bárbara, no bairro Antares. No período da obra, a Diretoria de Gerenciamento Escolar (DGE) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai garantir o transporte dos alunos nos três turnos em que a unidade de ensino desenvolve atividades. A Escola Arnon de Mello atende alunos do 1º ao 9º ano durante o dia e Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante a noite.