Categorias: Futebol

Ronaldinho joga 90 minutos na estreia, Flu vence Grêmio e dorme em 3º lugar

Ronaldinho e Marcos Júnior comemoram o gol da vitória tricolor no Maracanã (Foto: GazetaPress)

Um ano depois de deixar o país, Ronaldinho Gaúcho voltou a atrair o público e foi o centro das atenções neste sábado. Diferentemente do que era previsto, o camisa dez atuou durante os 90 minutos e, apesar da atuação discreta na maior parte do tempo, participou do gol em sua estreia pelo Fluminense, que venceu o Grêmio, por 1 a 0, no Maracanã.

Sem Fred, que está machucado, Ronaldinho atuou mais avançado no ataque, mas teve dificuldades para completar as jogadas que tentou e acabou errando muitos passes. Mesmo assim, foi ele que deu início ao gol de Marcos Júnior.

O craque de 35 anos fez o lançamento para Wellington Paulista, outro estreante da noite, que ajeitou de cabeça para Marcos Júnior balançar as redes e decretar a vitória do Flu, aos 31 minutos do segundo tempo. Neste momento, o Grêmio já atuava com um jogador a menos, depois da expulsão do zagueiro Walace, aos 4 minutos da segunda etapa, por cometer falta em Marcos Júnior.

O resultado fez o Tricolor carioca subir provisoriamente para a terceira posição do Campeonato Brasileiro, agora com 30 pontos. No entanto, Palmeiras e Sport, que somam 28 pontos cada, ainda jogam pela 16ª rodada neste domingo e podem ultrapassar novamente o Flu. Já os gaúchos caíram para a sétima colocação, com 27 pontos.

A última partida de Ronaldinho Gaúcho no Brasil tinha sido no dia 28 de julho de 2014, quando ele se depediu do Atlético-MG com o título da Recopa Sul-Americana contra o Lanús. Depois de uma passagem pelo Querétaro, do México, o meia-atacante atraiu 33.288 torcedores (27.842 pagantes) ao Maracanã neste sábado, em seu retorno ao país.

No primeiro tempo, em um duelo equilibrado, Ronaldinho teve pouco espaço para mostrar o seu futebol e apareceu mais em jogadas de bola parada, cobrando faltas e escanteios. Em um deles, o zagueiro Henrique cabeceou com perigo, mas a bola saiu. O Fluminense tambpem assustou em uma finalização de Marcos Júnior, mas o Grêmio respondeu com Douglas e depois Erazo.

Depois do intervalo, o técnico Enderson Moreira colocou o centroavante Wellington Paulista no lugar do lateral Breno Lopes. Antes, Osvaldo já tinha saído contundido, para a entrada de Gustavo Scarpa. A expulsão de Walace logo no começo da segunda etapa, porém, obrigou a time visitante a recuar, e os donos da casa aproveitaram para pressionar.

Entre bolas levantadas na área e tentativas de entrar na área com triangulações, Ronaldinho lutou bastante e até tomou cartão amarelo por carrinho em Geromel, ficando em campo até o fim, contrariando a previsão de 45 minutos estipulada por Enderson.

A pressão deu certo, e o Flu conseguiu fazer a torcida explodir nas arquibancadas aos 31 minutos, em lance concluído por Marcos Júnior após lançamento de Ronaldinho Gaúcho e assistência de Wellington Paulista.

Gol que deixou os torcedores satisfeitos com o resultado e esperançosos com a possível evolução nos próximos jogos de Ronaldinho Gaúcho que, mesmo sem participação constante neste sábado, estreou com presença efetiva no momento decisivo.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 1 X 0 GRÊMIO

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 1 de agosto de 2015, sábado
Hora: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Carlos Berkenbrock (SC)
Público: 27.842 pagantes (33.288 presentes)
Renda: R$ 1.257.250,00
Cartões Amarelos: Henrique, Ronaldinho Gaúcho e Jean (Flu); Walace, Rafael Galhardo (Grêmio)
Cartão Vermelho: Walace (Grêmio)
Gol: Marcos Júnior, aos 31 minutos do segundo tempo

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Wellington Silva, Henrique, Marlon e Breno Lopes(Wellington Paulista); Edson, Jean e Gerson(Magno Alves): Marcos Júnior, Osvaldo( Gustavo Scarpa) e Ronaldinho Gaúcho.
Técnico: Enderson Moreira

GRÊMIO: Tiago; Galhardo, Geromel, Erazo e Marcelo Hermes; Walace, Maicon, William Schuster(Edinho) e Douglas(Fernandinho); Luan(Braian Rodrigues) e Pedro Rocha