Agenda resgata importância histórica do local
A ministra da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, visita, amanhã (4), o Quilombo dos Palmares, local histórico situado em Alagoas que foi marco da resistência negra a escravidão, durante o século XVII.
A agenda se tornou possível porque a ministra participou hoje (3) da abertura da Reunião Ordinária Itinerante do Conselho Nacional de Educação (CNE), em Maceió. Pela proximidade geográfica dos Palmares, o evento além de ser simbólico é significativo.
Para a ministra, a oportunidade é única. “Ir a Serra da Barriga com o Conselho Nacional de Educação e autoridades e educadores de Alagoas é muito simbólico e significativo. Nós consideramos Zumbi dos Palmares um herói, uma chama de liberdade em momentos em que o nosso país vivia sob o regime da escravatura”.
Segundo a ministra, a visita é uma lembrança a luta do líder Zumbi dos Palmares. “Retornar hoje ao lugar onde foi o quilombo dos Palmares, pensando numa pauta da educação, e principalmente, educação das relações étnicoraciais e educação escolar quilombola, significa que a luta de Zumbi não foi em vão, a luta dele continua até hoje e nós somos herdeiros desse processo de luta”.
Além da agenda da Igualdade Racial, os 22 conselheiros do CNE acompanham o evento e participam das discussões sobre a educação nas escolas quilombolas.
Durante a visita, Nilma apresentará uma síntese das diretrizes estabelecidas para a educação básica nas escolas quilombolas, fruto de um diálogo permanente com o Ministério da Educação.
“Vai ser um momento simbólico, histórico, político e acho que será um momento em que a nossa ancestralidade se orgulhará de pensar que essa chama da liberdade não foi apagada”, conclui a ministra.