Projeto que prevê a administração da unidade por uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, está esperando ser aprovado na Câmara Municipal
Fortalecendo a parceria do município com o governo estadual, o Governador Renan Filho e o Prefeito de Maragogi, Henrique Madeira, tiveram um novo encontro nesta segunda-feira (10), com o intuito de acelerar a ativação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), entregue à população maragogiense em dezembro de 2014.
Na ocasião, o Governador cobrou celeridade para o início do funcionamento da unidade, e salientou que o Estado construiu, equipou as unidades e vai auxiliar na manutenção, antecipando dois meses de recursos. “Pedi a antecipação ao governador, mediante as dificuldades financeiras que enfrentamos na área da Saúde com o atraso dos repasses dos recursos federais, mas principalmente, pela redução de verbas da União para o setor”, destacou Madeira.
O gestor explicou ainda, que a Prefeitura encaminhou à Câmara Municipal, o projeto que prevê a administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). “Já temos grande parte dos materiais e equipamentos, e agora com a ajuda do Governo Estadual, é só aguardar que os nobres vereadores aprovem essa nova forma de gerenciamento, que tem como objetivo, reduzir custos, e, principalmente, oferecer qualidade de serviço à população”, destacou.
Ainda segundo ele, após a licitação, a empresa vencedora publicará edital para contratação de funcionários, e a determinação é que os maragogienses tenham prioridade no processo seletivo de vagas. “Além de garantir maior tranquilidade aos usuários do Sistema Único de Saúde, a unidade irá gerar empregos e renda”.
Após a conclusão dos trâmites burocráticos, o vencedor terá um prazo de no máximo 60 dias para abrir a unidade. A UPA funcionará em regime de 24 horas, durante os sete dias da semana, com atendimento para urgências de pequena e média complexidade. O prédio contará também com laboratório para a realização de exames e salas de raios-X, consultórios de pediatria e clínica médica, ambulatório para sutura, medicação, nebulização, salas de acolhimento, observação, setor de pronto atendimento, setor de diagnóstico e terapêutico.
O ex-prefeito Marcos Madeira e o Deputado Marquinhos Madeira (PT), também marcaram presença na reunião. Para o Parlamentar, a abertura da Unidade significa um avanço para a área da Saúde no Estado “A UPA Santo Antônio terátodas as condições técnicas para realizar atendimentos de urgência e emergência de qualidade, não somente para a população de Maragogi, mas de toda a região”, defendeu.