Categorias: Notícias

Em inauguração de base da PM, presidente do TJ destaca importância da mediação

Dicom/TJ

Presidente do TJ fala da importância de se aproximar da sociedade

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, reforçou, na manhã desta quinta-feira (13), durante a inauguração da primeira Base Móvel da Polícia Militar realizada no conjunto Denisson Menezes, parte alta de Maceió, a importância do estreitamento dos laços entre o Judiciário alagoano e a sociedade para o combate à violência no estado. Os juízes Maurílio Ferraz e Maurício Brêda também prestigiaram o evento.

“Já implantamos o Programa de Mediação, que visa a capacitação de profissionais da segurança pública nas técnicas de medicação de conflitos, nas bases comunitárias já existentes. Com essa parceria queremos que os militares que convivem há um tempo com os seus moradores possam se aperfeiçoar e promover o maior número de mediações, consequentemente, diminuindo os índices da violência e estreitando o relacionamento entre o Judiciário e a comunidade”, explicou o desembargador.

De acordo com o governador Renan Filho (PMDB), o intuito é garantir de forma cada vez mais eficaz a segurança nas regiões consideradas violentas.“Essas unidades moveis apresentam a vantagem do movimento, pois o crime também se locomove. Estamos criando um ambiente saudável para que o Estado leve a população seus serviços, somente por meio de um policiamento de proximidade que conseguiremos inibir a ação dos criminosos”, disse.

Para o juiz Maurílio da Silva Ferraz, titular da 15ª Vara Cível da Capital- Fazenda Municipal e coordenador da Câmara de Monitoramento, a capacitação em mediação possibilitará um aperfeiçoamento na resolução dos conflitos. “Policiais militares vêm fazendo mediação e, mesmo sem a técnica que o trabalho exige, estão obtendo bons resultados. A partir do treinamento, os líderes comunitários e militares otimizarão situações que antes não enxergavam solução”, afirmou.

Bases comunitárias

Cada base móvel é equipada com retroprojetor, televisor de 31 polegadas, computador com internet sem fio, impressora laser, mesa de reunião, notebook, uma copa com microondas, além de 16 cadeiras plásticas, três ventiladores que podem ser utilizados numa tenda também acoplada ao veículo. As bases comunitárias também serão reforçadas por uma viatura e duas motocicletas para auxiliarem na segurança da comunidade.

Em Maceió, as bases ficarão nos seguintes locais: Denisson Menezes (Cidade Universitária), Jacintinho, Vergel do Lago (conjunto Virgem dos Pobres I), Bom Parto e nos conjuntos Santos Dumont e Cidade Sorriso.