Protesto faz parte do calendário nacional de ações
Técnico-administrativos da Ufal em greve realizam carreata, na manhã desta terça-feira (18/08), pelas ruas da capital alagoana. Os grevistas se concentram, a partir das 8 horas da manhã, no campus A.C. Simões e fazem panfletagem na entrada da Ufal a partir de 9h e logo depois, por volta das 10h, seguem pelas avenidas Durval de Góes Monteiro, Fernandes Lima, passam pela região central de Maceió, encerrando o protesto na praça Sinimbú.
“Estamos intensificando nossas ações a partir deste mês de agosto para pressionar o governo federal a atender nossas reivindicações” explica Jeamerson Santos, coordenador geral do Sintufal, ao comentar a realização da carreata. “Estamos mobilizando toda categoria para participar ativamente, pois vivemos um momento fundamental do movimento grevista” complementou Jeamerson.
Nacionalmente foram marcadas diversas atividades para o que os grevistas estão chamando de “agosto vermelho”, devido ao fato de que entre os dias 17 e 19, o governo assumiu o compromisso de realizar uma nova mesa de negociações entre o MPOG e o Fórum dos Servidores Públicos Federais. Os atos unificados buscam pressionar o governo para atender pauta do movimento.
A paralisação nacional já passa de 80 dias e o Comando Nacional de Greve (CNG) avalia que o movimento deve investir no fortalecimento da greve nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Para eles, vale ressaltar alguns pontos como enfrentamento da política de ajuste fiscal, o arrocho salarial e os cortes orçamentários nas universidades.