Categorias: Esporte

Alison e Bruno Schmidt calam arena nos EUA e conquistam quarto título consecutivo

Dupla superou os donos da casa Dalhausser e Lucena por 2 sets a 1 e lidera a corrida olímpica brasileiras

O Brasil fez uma festa completa na casa dos maiores rivais no vôlei de praia neste domingo (23.08), no Grand Slam de Long Beach. Horas após o título de Larissa e Talita no torneio feminino, foi a vez de Alison/Bruno Schmidt (ES/DF) superar os norte-americanos Dalhausser/Lucena na decisão do torneio masculino: 2 sets a 1 (21/16, 20/22, 15/13), em 1h15. É o quarto ouro consecutivo da dupla no Circuito Mundial 2015.

Alison e Bruno Schmidt já tinham subido ao lugar mais alto do pódio no Campeonato Mundial, na Holanda, e no Major Series de Gstaad (Suíça) e Grand Slam de Yokohama (Japão). A quarta vitória seguida iguala uma marca de 2010 do próprio Dalhausser, superado na final. Naquele ano, ele e o parceiro Todd Rogers venceram cinco eventos em sequência. Desde então, nenhuma dupla havia conseguido repetir tal marca.

“O sentimento é o melhor possível, é incrível. Poder igualar esse recorde de vitórias seguidas é maravilhoso. Estava bastante quente aqui na Califórnia, o Brasil tem uma concorrência muito grande para os Jogos Olímpicos de 2016 e nosso time vem se superando a cada dia mais, indo ao limite e queremos mais. Venho amadurecendo cada vez mais com o meu parceiro Bruno e podendo ajudá-lo cada vez mais”, disse Alison após o ouro.

Este foi o quinto ouro de duplas brasileiras masculinas em 11 etapas disputadas no Circuito Mundial 2015. A vitória rende uma premiação de 57 mil dólares aos campeões, que também somam 800 pontos no ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e na corrida olímpica brasileira. O capixaba e o brasiliense lideram a disputa por uma vaga aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, com 3.920 pontos (veja o quadro completo abaixo).

A corrida olímpica brasileira será definida da seguinte forma: uma dupla masculina e uma feminina conquistarão a classificação para os Jogos de 2016 com a pontuação obtida nos nove principais eventos do Circuito Mundial 2015 (cinco Grand Slams, três Major Series e Open do Rio). Os times descartarão os dois piores resultados ao longo da campanha.

Juntos desde 2014, Alison e Bruno somam cinco títulos de etapas internacionais. Em toda carreira, Alison soma 16 medalhas de ouro no Circuito Mundial, enquanto Bruno Schmidt já subiu ao lugar mais alto do pódio em sete oportunidades.

O Jogo
Assim como na final do torneio feminino, que antecedeu a decisão masculina, a torcida norte-americana lotou a arena central e empurrou a equipe dona da casa desde a apresentação das equipes – afinal de contas, os anfitriões já haviam levado a pior entre as mulheres.

O início do jogo foi uma prévia do equilíbrio entre os times ao longo da decisão. O primeiro ponto foi brasileiro, com Bruno Schmidt subindo no terceiro andar. Os adversários não sentiram o golpe e aos gritos de “USA” viraram a partida para 2/1, no bloqueio de Dalhausser. Sem afobação, os brasileiros devolveram a quebra em 4/3, mas os americanos logo retomaram a ponta, novamente com a força de Dalhausser (7/5).

O Brasil voltou novamente a igualar o placar outras duas vezes antes da marca de 10 pontos, quando os Estados Unidos conseguiram vantagem de dois pontos (10/8). Com Nick Lucena implacável na defesa, os rivais ampliaram a vantagem para 12/8, e foram em vantagem para a pausa técnica.

Faltava ao time brasileiro a força de Alison na rede. Ela apareceu na sequência do set, onde a parceria diluiu a diferença, empatou em 13/13 e retomou a liderança no set em 17/14, após ace de Bruno Schmidt. A partir daí, só deu Brasil. Com o jogo encaixado e explorando o fundo de quadra os campeões mundiais abriram 20/15 e fecharam a parcial em 21/16, com “Mamute” no ataque.

Assim como na primeira etapa, as equipes começaram o segundo set em ritmo intenso, mas com os Estados Unidos levando vantagem. O gigante Phil Dalhausser, de 2,05m, e que conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, se impôs na rede e abriu 8/3. Lucena/Dalhausser se desdobrou para manter a larga vantagem de frente ao longo do set. Apesar da pressão de Alison e Bruno Schmidt, que salvaram dois set points, o time americano conseguiu levar a partida para o set desempate, com 22/20.

O tie-break foi equilibrado, com os times conquistando vantagens mínimas. Perto da casa dos dez pontos, dois bloqueio de Alison deram moral à dupla do Brasil. Em seguida um lance incrível parecia indicar os vencedores. Bruno Schmidt defendeu passando a bola para o outro lado da quadra. Lucena tentou um golpe de vista, mas a bola acabou beliscando a linha, anotando 13 a 10 para o time brasileiro.

Um ataque de Bruno Schmidt, que Dalhausser não conseguiu defender, deu o ponto do jogo aos campeões mundiais. Os norte-americanos salvaram duas vezes o match point, mas Alison cravou a bola em linda diagonal, anotando 15 a 13 e conquistando outro ouro ao país.

A próxima parada é no Grand Slam da Polônia, em Olsztyn, de 25 a 30 de agosto. Este é o terceiro ano consecutivo que Long Beach recebe uma etapa do tour mundial, todos disputados na Praia de Alamitos. Outras nove cidades já sediaram eventos nos Estados Unidos. O município fica no condado de Los Angeles, no sul da Califórnia, na costa do Pacífico.

Em 2015, o calendário do Circuito Mundial prevê cinco Grand Slams, três Major Series, dez Opens, o Campeonato Mundial e o World Tour Finals, que reunirá apenas os oito melhores times da temporada de cada gênero. Cada torneio possui pontuação e premiação distintas, mas serão distribuídos ao todo mais de 9,6 milhões de dólares.

CONFIRA A CORRIDA OLÍMPICA BRASILEIRA:

Alison/Bruno Schmidt – 3920
Pedro Solberg/Evandro – 3560
Ricardo/Emanuel – 2760
Álvaro Filho/Vitor Felipe – 1040

BRASIL NO CIRCUITO MUNDIAL 2015:

Open de Praga 
Ágatha/Bárbara Seixas – ouro
Duda/Elize Maia – bronze

Grand Slam de Moscou
Larissa/Talita – ouro
Evandro/Pedro Solberg – prata

Major Series de Porec
Larissa/Talita – ouro

Major Series de Stavanger
Evandro/Pedro Solberg – ouro
Juliana/Maria Elisa – ouro
Ágatha/Bárbara Seixas – prata

Grand Slam de São Petersburgo
Ágatha/Bárbara Seixas – ouro
Juliana/Maria Elisa – prata
Fernanda Berti/Taiana – bronze

Campeonato Mundial da Holanda
Ágatha/Bárbara Seixas – ouro
Alison/Bruno Schmidt – ouro
Fernanda Berti/Taiana – prata
Juliana/Maria Elisa – bronze
Evandro/Pedro Solberg – bronze

Major Series de Gstaad
Larissa/Talita – ouro
Alison/Bruno Schmidt – ouro
Fernanda Berti/Taiana – prata

Grand Slam de Yokohama
Alison/Bruno Schmidt – ouro
Ágatha/Bárbara Seixas – prata

Grand Slam de Long Beach
Alison/Bruno Schmidt – ouro
Larissa/Talita – ouro

Recentes