Categorias: Maceió

Unidade de Saúde da Família Helvio Auto ganha novo prédio no Trapiche

Complexo Lourenço Vasconcelos foi inaugurado e contará com atendimento de saúde, esporte e lazer.

Jorão Urtiga/Alagoas24horas

Espaço receberá Unidade de Saúde Hélvio Auto

O prefeito Rui Palmeira (PSDB) inaugurou, na manhã desta segunda-feira (24), o Complexo Lourenço Vasconcelos, um espaço de atendimento de saúde, esporte e lazer no bairro do Trapiche.

Com aproximadamente 400 pessoas, o local será administrado pela Prefeitura de Maceió, mas possui o investimento da Braskem. “Vamos ter local para associações comunitárias, para reuniões de cultura, esporte, lazer e unidade de saúde. Aqui o município entra com o pessoal, vamos transferir a unidade de saúde da família Helvio Auto para cá, vamos atender em melhores condições do que existia, além de ser um espaço aberto à comunidade”, diz Palmeira.

A Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Helvio Auto é administrada pelo município e difere da gestão do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), referência no diagnóstico de doenças infectocontagiosas e parasitárias em Alagoas, administrado pelo Governo do Estado. Por funcionar em um local alugado, a unidade possui estrutura inadequada para o atendimento.

“Essa estrutura está sendo doada pela Braskem. O Helvio funciona em uma casa alugada e estamos trazendo a equipe para cá agora, melhorando as condições para servidores e usuários. Contando ainda com um programa permanente da Secretaria de Esporte e Lazer. Teremos ainda um núcleo do Samu que é importante e que irá movimentar 24 horas por dia a unidade”, diz Palmeira.

PAM Salgadinho

Em relação ao entrave existente entre os médicos, servidores do PAM Salgadinho e a Prefeitura de Maceió, o prefeito informou que ainda está negociando com o Ministério da Saúde a cessão do PAM ao município para que o prédio possa ser reformado. “Estamos aguardando o Ministério da Saúde, nós todos os dias ligamos para eles e fazemos contato. Nós temos uma ordem de serviço de reforma de parte do PAM assinada, mas infelizmente quando bateu no sistema que o equipamento não pertencia ao município de Maceió eles brecaram a reforma, mesmo pertencendo à União. Mesmo assim estamos solicitando agilidade”, garante Palmeira.