Com 35 anos de profissão, Dilza Ávila da Rocha é professora e diretora do Centro de Educação Infantil Herbert de Souza, na favela do Alto de Jacarecica
A Câmara Municipal de Maceió concedeu, nesta segunda-feira (24), a Comenda Mário Guimarães à professora Dilza Ávila da Rocha. A proposição foi de autoria do vereador Sílvio Camelo (PV) e aprovada por unanimidade pelo plenário. A homenageada é educadora em Maceió há 35 anos e há quase uma década se dedica ao Centro de Educação Infantil Herbert de Souza, no Alto de Jacarecica.
Em seu pronunciamento, o parlamentar ressaltou que o histórico curricular da professora Dilza expressa sua luta em defesa de uma educação de qualidade para as crianças da periferia da capital. “Ser diretora de escola na periferia é mais do que levar o ensino, é também proporcionar que as crianças tenham um pouco de carinho para não serem brutalizadas pelo meio onde vivem”, disse ele, que estendeu a homenagem a todos os educadores e funcionários do Centro de Educação Infantil Herbertde Souza presentes na sessão.
A educadora Dilza Ávila, durante seu discurso, agradeceu a honraria e fez um resumo de sua trajetória profissional. “São 35 anos nesta caminhada. Iniciei meu trabalho em sala de aula ainda como estudante de Pedagogia. Ganhei experiências formando crianças, adolescentes e adultos. Depois surgiu a oportunidade de dirigir a escola de educação infantil Herbert de Souza, ainda na favela. Já são mais de oito anos felizes nesta empreitada”, explicou.
A homenageada revelou que na favela do Alto de Jacarecica cresceu profissionalmente. “A escola hoje tem nova sede, mas segue atendendo as mesmas crianças, com a dedicação de sempre”, disse a professora que, em plenário, agradeceu o empenho dos funcionários e professores do centro educacional que dirige, estendendo sua condecoração a Severino Eugênio, um senhor idoso que acompanhava a sessão solene em Plenário.
“Eu não estaria aqui recebendo esta homenagem se não fosse a minha equipe. Quero destacar o empenho de todos, saldando a pessoa de Severino, mais conhecido como ‘seu Biu’ que, apesar de não ser nosso funcionário, passava várias madrugadas acordado para abastecer a escola de água e, no dia seguinte, a gente poder trabalhar”, afirmou Dilza, arrancando aplausos.
Além do vereador Sílvio Camelo, que presidiu a sessão, o esposo e a irmã da homenageada, João Carlos e Deyse Ávila; a vice-diretora do Centro de Educação Infantil Herbert de Souza, Ezene dos Santos; e a diretora da Escola Municipal Elza Lira, Carmen