Segundo o chefe do Executivo estadual, tropas estão motivadas e números surpreendem a nível nacional.
Durante a solenidade que oficializou a entrega de de medalhas a praças e oficiais militares no Dia do Soldado, o governador Renan Filho (PMDB) ressaltou os avanços do Governo do Estado na redução de crimes contra vida, roubos e assaltos.
Na última sexta-feira (21), de acordo com dados oficiais, Alagoas ficou nove dias sem registrar um caso de homicídio. Segundo o chefe do Executivo estadual, em agosto houve uma redução de 23% dos homicídios, mas somente esses números não chamam a atenção.
“Conseguimos reduzir os crimes letais e intencionais, especialmente os homicídios”, destaca Renan Filho que informa ainda que as tropas estão motivadas. “Crimes contra o patrimônio, reduzimos mais de 50% de roubos a casas, mais de 40% de roubos a carros e outros mais de 35% de roubos a moto”, complementa.
As estatísticas de Alagoas, ainda segundo avaliação do governador, ocorreram em pouco tempo da sua gestão e surpreendem em nível nacional.
Bico Legal
Aproveitando o momento, durante o seu pronunciamento, o governador ressaltou ainda que não esqueceu a promoção do Bico Legal – que regulamenta o serviço extraordinário realizado pelos policiais militares. “O ‘Bico” não pode ser realizado por meio dos recursos do Detran, que destinado a investimentos, mas vamos implantar. Estamos finalizando um estudo para apresentar a sociedade alagoana em pouco tempo”, diz Renan Filho.
De acordo com Renan Filho, o objetivo do Bico Legal visa reduzir também as taxas de homicídios, ter mais presença policial nas ruas e aumentar o efetivo disponível.