Categorias: Política

Câmara aprova oito audiências para discutir a Saúde em Maceió

Requerimentos da Comissão Permanente incluem temas como PAM Salgadinho, dengue e controle de zoonoses

Com uma extensa pauta de requerimentos e indicações, os vereadores de Maceió aprovaram, na sessão ordinária desta terça-feira (25), oito solicitações da Comissão Permanente de Saúde da Câmara para a realização de audiências públicas. O objetivo, segundo os integrantes, é discutir de forma mais aprofundada temas específicos do setor na capital alagoana.

Os temas definidos foram “Morbidades crônico degenerativas e cardiovasculares”; “Urgência e emergência na cidade de Maceió”; “Diagnóstico situacional em epidemiologia e mecanismos desenvolvidos em vigilância e planejamento das ações nas unidades de saúde”; “Assistência à saúde animal, vigilância sanitária, controle de zoonoses, ações interinstitucionais na fiscalização preventiva integrada”; “Produção, compra e distribuição de fármacos nas unidades de saúde”; “Dengue, doença de Chagas, Leishmaniose e outros males considerados negligenciados”; “Rede Cegonha” e “Situação doPAM Salgadinho”.

Segundo a presidente da Comissão, vereadora Heloísa Helena (PT), as audiências públicas seguem um calendário definido pelos integrantes da comissão. “São assuntos de extrema importância e bastante atuais que precisam ser discutidos, debatidos, de forma aprofundada para se buscar alternativas, apontar caminhos, para se superar dificuldades e, para isso, a audiência pública garante a participação de todos os agentes públicos e privados, quando for necessário”, esclareceu.

Com a aprovação dos requerimentos por unanimidade pelo Plenário da Casa, serão definidas as datas para a realização das discussões, cumprindo o cronograma já estabelecido.
Além de Heloísa Helena, fazem parte da comissão, os vereadores Antonio Hollanda (PMDB) e Luiz Carlos Santana (DEM).

Os parlamentares de Maceió aprovaram ainda outros requerimentos e indicações, solicitando do Executivo obras de melhoria na infraestrutura em diversos bairros da capital, além de alguns projetos de lei como o que institui o Dia Municipal do Corredor de Rua; o que institui o Dia Municipal de Atenção à Dislexia; o que dispõe sobre a disponibilidade de caixas eletrônicos adaptados para cadeirantes e o que concede o título de cidadão honorário ao Dr. Marlon Jacinto Reis.​