Em Brasília, Mellina Freitas se reuniu com bancada federal e Ministério da Cultura
A secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, participou de uma série de reuniões, em Brasília-DF, com a finalidade de ampliar e desenvolver projetos para o segmento cultural alagoano. A construção de programas de acesso e democratização de recursos, e planejamento estratégico para políticas socioculturais, foram pontos de pauta dos encontros.
Na Câmara Federal, a secretária esteve reunida com os deputados Ronaldo Lessa, Pedro Vilela e João Henrique Caldas. Com a bancada federal, Mellina Freitas ressaltou a importância de articular recursos para que o desenvolvimento de ações culturais no Estado.
“Fico entusiasmada com o compromisso e a consciência dos parlamentares quanto a importância da cultura alagoana, é fundamental destinar emendas para projetos que visam o fomento das nossas manifestações populares”, disse a gestora estadual.
No Ministério da Cultura, ela foi recebida pelo secretário de Articulação Institucional, Vinicius Wu.
“Junto ao Ministério estamos articulando parcerias para efetivar as ações culturais. Estamos estreitando o diálogo para ampliar as políticas públicas para o setor”, afirmou Mellina Freitas.
Durante a reunião, o secretário de Articulação Institucional tratou sobre a eleição e ofertas de curso de capacitação para formação de técnicos e agentes culturais. Vinícius Wu recebeu as demandas da secretária e assentiu positivamente para a efetivação da parceria.
“O Ministério da Cultura está à disposição para o apoio e orientação para amparar as ações dos estados”, concluiu o secretário.
Na ocasião, Mellina Freitas apresentou as estratégias desenvolvidas através das ações do Programa Alagoas é Cultura no Interior (Pacin).
“Estamos estabelecendo um diálogo com os gestores municipais e demais representantes culturais para alinharmos os projetos e fomentarmos os nossos folguedos. Alagoas é reconhecida por sua diversidade cultural e nós estamos trabalhando para fortalecer e viabilizar condições de preservação e difusão das nossas tradições”, destacou a secretária alagoana.