O vereador Silvio Camelo (PV), que é integrante da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Maceió, requereu a realização de uma sessão pública para discutir o recorrente aparecimento de tubarões nas praias da capital. Na noite da última terça-feira, pescadores do bairro do Pontal encontraram um tubarão medindo cerca de três metros e com peso aproximado de 200 quilos.
Ele voltou a cobrar dos órgãos ambientais providências para que sejam apontadas as causas do problema.
Camelo vai dar entrada em um requerimento junto aos órgãos ambientais municipal, estadual e federal para que se apure o que está provocando o surgimento do animal na costa do Estado, fenômeno que não é comum.
“Não se pode mais ignorar esses fatos, é necessário ver o que está acontecendo. Pode ser algum desequilíbrio na cadeia alimentar ou alguma outra mudança no ecossistema marinho. Não é a primeira vez que isso acontece. Será que os órgãos vão esperar ocorrer um ataque a banhistas ou pescadores para agir?”, questiona.
O parlamentar defende que seja feito um estudo aprofundado e que os órgãos orientem a população sobre os cuidados necessários.
Ele lembrou ainda casos recentes de aparecimento de tubarões, como o que foi encontrado na LagoaManguaba, em Marechal Deodoro, no primeiro semestre, e na Praia de Ponta Verde, área turística e de grande fluxo de banhistas.
Camelo ressaltou que isso não é um fato natural e que deve ser encarado com preocupação por parte das autoridades ambientais para “se precaverem e evitarem, no futuro, o registro de ataques de tubarões a banhistas como já aconteceu em Recife”, emendou.