Lewis Hamilton dá mostras que dificilmente alguém irá superá-lo no Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1. Na manhã desta sexta-feira, o britânico foi o mais rápido no primeiro treino livre realizado no circuito de Monza ao cravar 1min24s670, 0s463 à frente do companheiro de Mercedes, o alemão Nico Rosberg.
O líder do Mundial 2015 confirmou as expectativas e mostrou que a Mercedes dificilmente será batida em Monza, onde a pista apresenta muitos trechos de alta velocidade. O piloto de 30 anos, que aparece loiro neste fim de semana, liderou a sessão por quase todo o tempo, perdendo a ponta para Rosberg a 32 minutos para o fim, mas a recuperou logo em seguida para não perdê-la mais.
Como é de praxe, Sebastian Vettel colocou a Ferrari logo atrás das Mercedes, com a marca de 1min26s445. No fim do treino, o alemão perdeu o controle da parte traseira do carro vermelho, rodou e foi para os boxes para não voltar mais. A Force India andou bem com Nico Hulkenberg e Sergio Pérez completando o grupo dos cinco melhores.
O brasileiro Felipe Massa, que renovou com a Williams até o fim de 2016, cravou sua melhor volta já na parte final deste primeiro treino. Com 1min26s936, o piloto de 34 anos terminou em oitavo, um posto à frente companheiro de Williams, o finlandês Valtteri Bottas.
Já o xará e compatriota Felipe Nasr levou sua Sauber ao 11º lugar, com 1min27s232, também levando a melhor sobre seu parceiro de equipe, o sueco Marcus Ericsson, 13º colocado. Fernando Alonso e Jenson Button não surpreenderam e mostraram que a McLaren deverá sofrer neste final de semana na Itália. O espanhol terminou em 17º, uma posição acima do britânico.
O segundo treino livre para o GP da Itália terá seu início às 9 horas (de Brasília), quando os carros deverão ir à pista com os pneus macios (amarelos).