Ruas e avenidas sujas ou polvilhadas de areia podem provocar acidentes. Uma pista com detritos aumenta as chances de deslizamentos durante uma frenagem mais brusca de um veículo e, consequentemente, resultar em colisões. Por isso, ao pensar na segurança do cidadão, a Prefeitura de Maceió possui veículos especiais que promovem uma varrição mais eficiente das vias.
O equipamento adotado pela Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) na atual gestão do prefeito Rui Palmeira apresenta menor porte e, em função disso, maior versatilidade. Por isso, além de atuar em ruas e avenidas, eles também podem ser utilizados para limpar trechos mais estreitos, como calçadões e ciclovias.
As máquinas do modelo BD 202 HL, fabricado pela empresa espanhola Ausa, operam na orla, entre as Praias da Avenida e da Jatiúca, e também no Centro e na orla lagunar, entre outros pontos da cidade.
Com duas escovas giratórias que coletam o material para um reservatório e capacidade para armazenar 900 litros ou até duas toneladas de resíduos, a BD 202 HL minimiza os custos do município com a limpeza urbana, uma vez que realiza com duas pessoas – um operador e um agente de limpeza – o trabalho equivalente ao de 16 garis. A atuação também diminui a quantidade de material que chega às galerias de águas pluviais.
A varrição mecanizada ocorre de segunda a sábado, em diversas ruas e avenidas de Maceió, com horário de funcionamento entre das 06h às 22h.